Entretenimento

Conselho Regional de Medicina de Roraima comemora 50 anos de criação

O Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) comemorará os 50 anos de criação numa solenidade especial que acontecerá na sexta-feira (1º), no auditório da instituição, a partir das 19h30.

A solenidade comemorativa homenageará, com diplomas, os 50 primeiros profissionais inscritos no CRM-RR. Entre eles estão os médicos Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti, Alceste Madeira de Almeida, Augusto Affonso Botelho Neto, Odete Irene Domingues, Jader Linhares, Ramiro Teixeira, José Deodato de Carvalho, Claude Figueiras e Victoria Botelho.

Os ex-presidentes da instituição também serão homenageados. Ao todo, já passaram pela presidência 15 médicos: Alberto Pimentel, Francisco Mozarildo Cavalcanti, Augusto Botelho, Tarcísio Pimentel, Altamir Lago, Ailton Wanderley, Wilson Franco, Luiz Araújo, Maria Hormecinda Almeida de Souza Cruz, Paulo Ernesto, Hiran Gonçalves, Niete Lago, Hélio Macedo, Wirlande da Luz e Alexandre de Magalhães Marques.

“Os 50 anos do CRM-RR está ligado à evolução da Medicina no Estado, às conquistas e muitas lutas. Queremos comemorar esta data com todos aqueles que contribuíram para essa história e dedicaram tempo, mesmo na vida tão corrida que nós levamos, para que o nosso Conselho tivesse reconhecimento da sociedade e fosse uma Casa de Ética ativa”, disse Blenda Avelino, presidente do CRM-RR.  

Na cerimônia também será exibido um vídeo contando a história do Conselho. O evento é aberto para todos os médicos do Estado. No final, será servido um coquetel para os participantes.

HISTÓRIA – O médico Alberto Pimentel Cardoso foi o primeiro presidente do CRM-RR. De acordo com o Livro de Ata, a primeira reunião aconteceu no dia 12 de maio de 1966, às 11 horas, na sede da Divisão de Saúde do Território Federal de Roraima, onde funcionava a diretoria provisória do CRM-RR. Os participantes da reunião foram os médicos Alberto Pimentel Cardoso, Manoel Pereira da Silva, Mário Augusto Ferreira e Paulo Rodrigues Mota, com os respectivos CRMs: 01, 02, 03 e 04.

Alberto Pimentel ficou no cargo de presidente até 1972, quando deixou o Estado. Com a mudança, o cargo passou a ser ocupado pelo médico Mozarildo de Melo Cavalcanti. Ele permaneceu no cargo até 1984.

Os três primeiros presidentes do Conselho foram indicados pelo CFM. A primeira eleição foi realizada em 1986. O primeiro presidente eleito foi o médico Tarcísio de Almeida Pimentel. Ele ficou no cargo até 1994.

Assim que o Conselho foi criado, ele passou a funcionar na sede da Divisão de Saúde do Território Federal de Roraima. Depois, foi transferido para uma sala no Hospital Nossa Senhora de Fátima, conhecido como hospital das Madres, que pertencia à Diocese de Roraima. A primeira sede oficial do CRM-RR foi uma sala alugada nas proximidades do Fórum Advogado Sobral Pinto, no Centro. A primeira sede própria foi numa casa localizada no Bairro dos Estados. Hoje o prédio do Conselho fica na avenida Ville Roy, bairro Canarinho.