Um Coral de Mil Vozes, que reúne alunos de 18 escolas públicas do Estado, abre hoje, sábado, às 19h, a maior programação cultural de Roraima neste final de ano. A Cidade de Natal será realizada até o dia 31 de dezembro, no Parque Anauá, culminando todo o trabalho artístico e cultural realizado pelos estudantes, pela Escola de Música e pelos integrantes dos projetos sociais do governo, como a Rede Cidadania Atenção Especial, Rede Cidadania Melhor Idade e Cidadão do Futuro.
O palco do Forródromo do Parque Anauá também vai receber apresentações artísticas de integrantes de projetos culturais de instituições sem fins lucrativos como o coral da Associação dos Deficientes Visuais de Roraima (Advirr) e de organizações religiosas, como o Coro Vida, da Igreja Batista de Roraima.
Haverá ainda apresentações solos e concertos de música clássica com a Orquestra de Câmara; com o Quarteto de Câmera; com o Conjunto de Flauta Doce, Conjunto de Sopro e do Conjunto de Violões da Escola de Música. Os alunos de bateria, percussão também vão mostrar para o público o que aprenderam nas aulas durante o ano.
Segundo a governadora Suely Campos, o espetáculo está sendo preparado, desde o início do ano, com muito carinho pelos professores para fomentar a arte e a cultura nas escolas, além de promover a inclusão social e o desenvolvimento das habilidades de crianças e adultos especiais através do canto, da dança e do teatro.
“A Cidade de Natal é um momento muito esperado por essas crianças e também pelas famílias, que se envolvem, apoiam e vibram com cada conquista. Por outro lado, é um presente para toda a sociedade, que tem a oportunidade de assistir a belíssimos espetáculos e ainda verificar de perto o resultado do trabalho social e cultural que estamos desenvolvendo em Roraima”, frisou Suely Campos.
MIL VOZES – O Coral de Mil Vozes foi criado no ano passado e apresentou-se pela primeira vez em frente ao Palácio Senador Hélio Campos. Ele reúne alunos de 18 escolas públicas sob a coordenação do regente Carlos Timóteo.
“O objetivo do Coral de Mil Vozes é promover o acesso à arte e à cultura por meio do canto coral, além de ser um veículo de socialização, de formação integral, dando oportunidade a crianças e adolescentes desenvolver e aprimorar responsabilidades, solidariedade, senso crítico e o gosto pelas atividades culturais”, explicou.
O regente destaca ainda que o projeto tem sido importante para descobrir talentos para a música. “Às vezes, a criança tem talento, mas faltava o estímulo para que ela pudesse desenvolver essa vocação. A maioria dos músicos de Boa Vista passou pelos corais”, frisou Timóteo.
Na noite deste sábado, o grande coro vai interpretar clássicos mundiais, como as músicas Imagine, Piracema, Ubirajara, Risco, Medley, Peixe Vivo, Bate o Sino, Natal Existe e Natal Legal. As canções fazem parte do conto cantado de Natal “O Menino e o Barquinho”.
Presépio Vivo resgata a história do menino Jesus
Outra atração desta noite é a encenação do Presépio Vivo, que resgata a história bíblica do nascimento do menino Jesus. “Oito atores narram cada passagem da Bíblia, do concebimento da criança ao parto. Quatro solistas dão mais emoção à apresentação cantando músicas como Ave Maria e outros clássicos”, explicou o coreografo Márcio Costa.
Ele explicou ainda que o cenário, todo montado em madeira e palha, tem espaço para galinhas, uma égua parida, carneiros e um cavalo. Ao centro, a manjedoura, uma espécie de tabuleiro onde é depositada a comida para os animais nos estábulos, local onde, ao nascer, o menino Jesus é colocado.
A encenação conta toda a história, desde o milagre do concebimento da criança, passando pela aceitação do carpinteiro José, a viagem à Galileia, até o nascimento, quando os três reis magos chegam para dar as boas-vindas ao menino salvador, levando ouro, incenso e mirra para presentear a criança.
PROGRAMAÇÃO – As atrações culturais seguem no Parque Anauá até o dia 31. Amanhã, vão se apresentar o coral Melhor Idade, da Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social) e do projeto Cidadão do Futuro, do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a partir das 19 horas. Logo em seguida, apresentação de tango dos alunos da Rede Cidadania Melhor Idade, e às 20h, a orquestra da Câmara da Escola de Música de Roraima.
Os amantes da dança também poderão assistir belas apresentações. O corpo de ballet clássico da Aura Companhia de Dança sobe no palco às 20h30, e às 21 horas, o ballet da escola Cristina Rocha. O encerramento do dia será com a apresentação do Presépio Vivo, às 21h30.
Segundo a secretária de Cultura, Selma Mulinari, durante toda a programação estará funcionando a ExpoaRRte, com exposição e comercialização de produtos confeccionados pelos artesãos de Roraima. “É a oportunidade também de gerar renda e valorizar o nosso rico artesanato”, enfatizou.
A Cidade de Natal também vai apresentar artistas clássicos de Roraima, como o Trio Roraimeira, formado por Eliakin Rufino, Zeca Preto e Neuber Uchoa.