Entretenimento

Crianças têm festa junina diferente com literatura, histórias e brincadeiras

Espaço Makunaimando conta com uma equipe de profissionais para receber os pequenos com brincadeiras e atividades diversificadas

Muito além das comidas típicas, apresentação de grupos folclóricos e brincadeiras, a criançada pode ter acesso a um mundo à parte, durante o Arraial Macuxi, realizado no Parque Anauá até o dia 3 de julho. Na tenda “Makunaimando”, o público infantil participa de um misto de história, cultura e literatura, expostos de uma forma interativa e lúdica.

A tenda funcionará durante todas as noites da festa junina, das 18h às 23 horas, próxima à pista de skate. O espaço tem um visual atrativo para as crianças, decorado com cores alegres, personagens da literatura e móbiles que contam um pouco da história do estado de Roraima e pontos turísticos.

A ação é realizada pelo Departamento de Biblioteca Pública da Secult (Secretaria Estadual de Cultura), com o apoio de acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), que proporcionam uma programação de atividades educativas para receber o público infantil visitante e acomodar também os filhos das pessoas que estão trabalhando no evento.

Os pais podem ficar tranquilos, pois o local conta sempre com uma equipe de profissionais para receber os pequenos, com brincadeiras e atividades diversificadas.  “O público infantil merece um cantinho aconchegante e atrativo. Durante toda a programação teremos muitas atividades e principalmente pedagógicas, como contação de histórias, trabalhos com pintura, massa de modelar, e apresentação de palhaços”, informou a diretora da Biblioteca, Tânia Magalhães.

Ela ressaltou ainda, que todas as ações do Departamento são voltadas para despertar o incentivo à leitura. “Nós temos que levar essas ações onde há concentração de pessoas, pois essa é uma oportunidade única de trabalhar o interesse pela leitura, pelo saber, com nossas crianças”, afirmou.

A professora, Joice Amorim, levou a neta Ana Laura Amorim, de dois anos, para visitar a festa e ficou surpresa com a tenda da brinquedoteca. “Não sabia desse espaço para as crianças, gostei muito da iniciativa, minha neta adorou o local e se divertiu bastante com atividades e brinquedos apropriados”, disse.

O funcionário público Saide Pereira Rabelo, levou o filho, Inácio da Encarnação Rabelo, 12 anos, para acompanhá-lo no festejo e ficou satisfeito com o espaço, que incentivou uma das atividades que o filho mais gosta de fazer. Em alguns minutos na tenda Makunaimando, ele produziu um verdadeiro reino animal. “Adoro dinossauros, e em todos os meus desenhos sempre faço questão de colocar o tiranossauro Rex, a ‘Magrela’, que é um dos personagens mais fortes do seriado ‘Como treinar seu dragão’”, comentou.

E o pai ficou todo orgulhoso ao ver a criação do filho. “Ele sempre me surpreende. Eu apoio e o deixo à vontade, para escolher o que fazer nos horários em que não está estudando”, comentou.       

 
Para a acadêmica do curso de Pedagogia da Uerr, Euzamar Endy, colaborar com a ação da Biblioteca Pública, diretamente com as crianças na realização do arraial, servirá de experiência para a profissão como professora. “A profissão que almejo exercer necessita que eu vivencie esses momentos e busque desde agora habilidades e técnicas de incentivar a crianças a despertarem o prazer pela leitura e pelos estudos. Posso afirmar que será uma experiência muito proveitosa”, comentou.