Nos últimos dias, o Brasil e o mundo têm dançado a música ‘Alibi’, lançada há duas semanas pela irani-neerlandesa Sevdaliza, em parceria com a dragqueen brasileira Pabllo Vittar e a francesa Yseult. A canção está em 12º lugar entre as mais ouvidas do mundo no Spotify e teve um “boom” nas redes sociais por conta de um sample (reutilização de um trecho de música já existente em uma nova) bem característico, da música colombiana ‘Rosa’, de Totó La Momposina.
A FolhaBV separou curiosidades por trás de ‘Alibi’, para você entender o porquê a música está entre as mais ouvidas no mundo.
“Rosa, que linda eres”
O trecho da ponte para o refrão de ‘Alibi’, a frase “Rosa, que linda eres”, vem da música ‘Rosa’, interpretada por Margín Díaz com a participação de Toto la Momposina e Carlos Vives. Mas há controvérsias em relação a criação da música, pois Margín Diaz afirma que lançou a música em 1935, inspirado por uma jovem chamada Rosa por quem ele se apaixonou aos 14 anos.
Mas a descoberta de uma versão mais antiga da música, de 1918, feita em Cuba pelo grupo Sexteto Habanero. Esta gravação apresenta uma canção praticamente idêntica, mas com um ritmo diferente, sugerindo que a música já existia antes do nascimento de Magín Diaz.
‘Alibi’ quase não seria lançada
A cantora principal da faixa, Sevdaliza, revelou em suas redes sociais que o processo de criação da música começou em março de 2022, somente com a participação de Yseult. Mas a artista ainda não estava feliz com o resultado e a canção ficou parada uns meses. Até surgir a ideia de chamar Pabllo Vittar para compor a faixa, e segundo ela, a partir daí o hit começou a fazer sentido.
Até o lançamento, mais de 40 versões da música chegaram a ser feitas ao longo dos dois anos, o que começou a desanimar a artista, pois para ela escrever uma canção era para ser algo fácil. Como Sevdaliza é uma artista independente, o valor para produzir o restante do single era alto. Mas como a cantora acreditava no potencial da canção, resolveu juntar o que tinha e vir até São Paulo para gravar o clipe e lançar no dia 28 de junho.
Atualmente, a música conta com mais de mais de 46 milhões de streams no Spotify e 24 milhões de visualizações no Youtube. Com o feito, Pabllo Vittar se torna a primeira dragqueen brasileira a entrar para o top 50 Global do Spotify.