Entretenimento

Curso online de redação ajuda estudantes de todo o Brasil

O curso funciona como uma espécie de rede social onde os usuários interagem entre si

Ser aprovado para uma vaga no ensino superior ou em um concurso público não tem mistério é preciso estudar bastante, porém existe uma etapa dessa avaliação que pode ser o verdadeiro terror na vida de quem se prepara. A redação é um dos maiores vilões por reprovar aqueles que não tem uma boa escrita.
Porém existem alguns sites que auxiliam a vida do estudante na hora de se preparar para a hora da avaliação. Entre os mais acessados, está o http://www.almanaquedarede.com.br/, uma espécie de rede social similar ao facebook, onde os usuários interagem dentro do site, podendo escrever textos, além de interagir, lendo e comentando as redações escritas pelos amigos.
O site foi criado em 2009 pela escritora Sônia Rodrigues, e trabalha diferentes habilidades nos estudantes: Jogo das Narrativas, diálogos, desafios e resenhas que exercitam a criatividade e ajudam a contar uma história em todas as etapas, desde criar uma boa trama até desenvolver cenários e personagens.
O projeto tem um público-alvo, ele é voltado para os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas, mas pode ser utilizado por qualquer pessoa que esteja interessada a escrever de acordo com as normas adequadas.
A ferramenta que contribui para o letramento dos alunos, ampliando suas competências de leitura e expressão escrita. Os estudantes que publicam textos em blogs, participam de jogos interativos e competem por prêmios culturais, como passeios a museus e sessões fechadas de cinema. Há ainda concursos de redação, e premiações para alunos e professores.
O objetivo é ensinar a desenvolver a escrita em tipos diferentes de textos como dissertação, narração, mensagem e descrição, o estudante é convidado a aliar a escrita à cultura, com a possibilidade de ganhar prêmios no processo pelos textos escritos.
O site possui cerca de 15 mil usuários,  e oferece conteúdos desde o ensino fundamental até o superior. O almanaque da Rede trabalha em parceria com as Bibliotecas-Parque da Rocinha e Manguinhos ou da Biblioteca Pública de Niterói, no Rio de Janeiro.
Há, ainda, o espaço “Sei mais”, que oferece conteúdos específicos de Português, Biologia, Física e Matemática. Para cada uma destas atividades – ler, comentar, escrever redações ou assistir às videoaulas – os estudantes ganham pontos. “Tudo que ele (o estudante) faz no ambiente é recompensado, como uma forma de estímulo para que eles continuem a participar e se desenvolver”, explica Sônia.
O site tem, ainda, um espaço para que professores deem sugestões de atividades e interajam com os alunos. Escolas interessadas em fazer capacitações com os professores também podem procurar o Almanaque da Rede, que oferece oficinas presenciais ou online para grupos de educadores. Para mais informações, entre em contato: [email protected].
Confira sites que auxiliam na hora de escrever uma redação
https://portaldoestudante.wordpress.com http://descomplica.com.br/redacao https://www.vestcon.com.br/curso/redacao-dissertativa http://idealgratis.com/curso/curso-de-redacao/