BOA SORTE 🍀

Dia do Azar? Entenda a superstição da sexta-feira 13

Ainda mais em outubro, lembrado como o mês das bruxas, saiba como surgiram as superstições do "dia do azar"

 a data é sempre lembrada como um momento de pedido de bênçãos, para maratonar filmes de terror ou só curtir uma sexta-feira mesmo. (Foto: divulgação)
a data é sempre lembrada como um momento de pedido de bênçãos, para maratonar filmes de terror ou só curtir uma sexta-feira mesmo. (Foto: divulgação)

Você percebeu que hoje é sexta-feira 13? Essa não é a primeira combinação do número com o dia da semana em 2023, pois a data se repetiu em janeiro. Mas, nesse mês de outubro, lembrado pela festa das bruxas ou halloween, trazemos aqui como surgiram as superstições do “dia do azar” no Brasil e em outras partes do mundo.

De acordo com Oscar D’Ambrosio, pós-doutor e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, explicou que não há consenso sobre a origem do significado da sexta-feira 13. No entanto, algumas versões tentam explicar o motivo do “mau agouro” nesta data específica, muito explorada em filmes de terror.

O número 13 e a sexta-feira

“A sexta-feira vem de Vênus, que é a deusa feminina que está ligada ao amor, ao prazer, ao erotismo e à beleza. A sexta-feira também está ligada à luxúria e ao dia das bruxas. Já o número 13 está ligado à má sorte”, afirma D’Ambrosio inicialmente.

Indo pela vertente religiosa, na Bíblia Sagrada, o fim do mundo começa no 13º capítulo do Apocalipse. No Cristianismo, a Santa Ceia contou com a presença de 13 pessoas: os 12 apóstolos e Jesus Cristo. E a sexta-feira também foi o dia da crucificação de Jesus Cristo.

Também existe uma versão ligada aos nórdicos e a Loki, o deus das quizumbas e sacanagens. Ele foi o 13º convidado a chegar em um jantar com outros deuses e fez uma algazarra onde cuspiu na cara dos outros presentes.

“Temos ainda a reflexão no Tarô, por exemplo, o Arcano 13 tem uma imagem de uma lâmina que está ligada à morte, entendendo como uma transformação. Mas, de qualquer maneira, a associação se dá entre o 13 que daria azar, estando ligado à morte, e a sexta-feira, que é o dia da luxúria”, acrescenta o especialista em História da Cultura.

Outra teoria diz que o “preconceito” contra o 13 se deve ao fato de ele suceder ao número considerado “perfeito”. “Temos os 12 signos do Zodíaco. E o décimo terceiro entra em um mundo misterioso, como se arruinasse a perfeição do número 12”, diz D’Ambrósio.

Josefina, a gatinha da FolhaBV – Lembrar do gato preto nesta data coloca em risco a vida dos felinos que, especialmente neste dia, costumam ser ainda mais maltratados. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Superstições do dia

Além de ser um dia considerado ao azar, há superstições sobre o dia. Há quem diga que se acontecer, a má-sorte acompanha a pessoa por sete anos. As superstições mais conhecidas, são:

  • Passar embaixo de escada – Vista como símbolo de subida, acesso social e elevação, passar por debaixo da escada em uma sexta-feira 13, para os supersticiosos, pode representar a renúncia a isso e distanciar do que faz crescer. Dessa forma, esse ato pode atrair azar para quem o comete.
  • Quebrar um espelho – Há quem diga que quebrar um espelho pode atrair sete anos de azar, agora em uma sexta-feira 13, a má sorte pode ser maior.
  • Abrir um guarda-chuva dentro de casa – Andar com o guarda-chuva aberto em alguns lugares dá azar, isso é o que diz uma superstição antiga. No entanto, para alguns estudiosos, o costume deve ter surgido de uma dica bem prática, uma vez que é difícil andar com o objeto aberto dentro de casa, por exemplo.”
  • Gato preto – Essa é a mais conhecida! A superstição diz que cruzar o caminho de uma gato preto em uma sexta-feira 13 pode causar anos de azar. No entanto, acreditar nessa crença, coloca em risco a vida dos felinos que, especialmente neste dia, costumam ser ainda mais maltratados.

Independente da superstição e de acreditar ou não no dia do azar, a data é sempre lembrada como um momento de pedido de bênçãos, para maratonar filmes de terror ou só curtir uma sexta-feira mesmo.

*Com informações do Estadão Conteúdo