Após tantos compromissos e festas durante o fim de ano, as pessoas tendem a relaxar e sair da linha no que diz respeito à alimentação. Até mesmo aqueles que seguem dieta rigorosa caem em tentação. Para quem não tomou as precauções antes da festa, existem dicas que podem auxiliar o mal estar ou a famosa “ressaca” após as festas.
A nutricionista Ana Paula Lima listou algumas dicas que podem auxiliar na hora de combater o mal estar que aparecem depois de uma noitada.
“O indicado é apostar nos acompanhamentos mais funcionais e digestivos, como um prato de verduras e legumes. Esses alimentos possuem ação depurativa, contribuindo para a eliminação de toxinas, além de serem diuréticos, estimulantes e energéticos” relata.
A nutricionista explica que para ter alimentação saudável, quanto mais colorida a refeição, melhor. Adultos e crianças devem comer saladas com vários tipos de folhas, legumes e verduras. Inclua na sua alimentação grãos integrais (arroz integral, pães, cereais, farinhas e farelos integrais).
O certo é comemorar sem exageros, mas para quem ultrapassar os limites fiquem atentos a hidratação do corpo com muita água, água de coco e suco natural de frutas; chá de ervas como camomila, erva doce, capim limão também são recomendados, porém sem adoçar em excesso. “Refrigerantes e bebidas alcoólicas não hidratam, pelo contrário, pioram a recuperação do organismo” ressalta.
Mais dicas
Beba água
Para hidratar o organismo, o recomendado é tomar água junto aos drinques. A nutróloga sugere 500 ml de água para cada copo de bebida que for consumida, seja vinho, cerveja, champanhe ou vodca. O ideal é comer algum petisco durante a comemoração.
Chá, fruta e salada curam o mal-estar
Se as dicas forem deixadas de lado e a ressaca aparecer no seguinte, a nutróloga explica que as pessoas precisam se hidratar e recorrer a uma alimentação rica em frutas, principalmente melancia, laranja e limão, além de saladas.
Cuidado com a automedicação
Água de coco, chás de hortelã e boldo e sucos de frutas cítricas podem ajudar aqueles que esqueceram as regras e acordaram com dor de cabeça Nessa hora, muito cuidado com a automedicação, que pode representar um risco a mais para o fígado.