Entretenimento

Dicas para começar o ano novo com a dieta em dias

A nutricionista dá algumas dicas para manter as promessas de ano novo

Seja bem-vindo a 2015. E, com o novo ano, vem o tradicional hábito de fazer promessas e estabelecer suas metas para o ano, as famosas resoluções de Ano-Novo. Uma das mais comuns e que se repete a cada ano é o fatídico “perder peso” e “começar uma nova dieta”. Sobretudo depois da consciência culpada por ter abusado durante as festas natalinas, é em janeiro mesmo que as dietas começam, principalmente na primeira segunda-feira do ano.
Uma das mais famosas é a dieta líquida, como o próprio nome diz é que a pessoa vai consumir tudo em forma líquida, o que ajuda a melhorar o funcionamento do organismo e também a desintoxicar, eliminar toxinas, ou simplesmente, limpar.
Indicada para quem não está procurando perder vários quilos, 1 ou 2 dias são suficientes para dar uma acelerada no metabolismo e dar aquela “faxina” que o seu corpo precisa. Porém, a nutricionista Paula Lima explica que é perigoso fazer essa dieta por mais de um dia. “O seu organismo pode ficar fraco, pois não alimenta todos os nutrientes que precisamos para sermos saudáveis” explica.
Uma dica é estabelecer metas para perder peso e calcular um período saudável. “Não adianta querer perder 20kg num período muito rápido como um mês”, diz a nutricionista. Cada corpo tem seu tempo e é preciso respeitar isso. Se você quer perder 20kg, experimente separar esse objetivo em várias pequenas metas de 5kg ou até 3kg, por exemplo. “Dê valor a cada progresso, mesmo que seja devagar”, diz a especialista.
Para ajudar a alcançar seus objetivos, você pode contar com uma atividade física que goste como caminhar em áreas de ar livre por exemplo, ou então partir para uma academia três vezes por semana. Segundo a nutricionista, planejar as refeições que farão parte do dia em conjunto com algum esporte ajuda a manter o foco na dieta.
Um passo importante para perder peso é organizar a alimentação diária. O ideal é fazer as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois pequenos lanches. “Isso manterá seu metabolismo funcionando o dia inteiro, dará mais saciedade, diminuindo a fome fora de hora, e impedirá que você exagere nas grandes refeições”, diz a nutricionista.
Outra dica importante é fixar horários certos para as refeições de acordo com a sua rotina. “Dessa maneira, você para de beliscar e não consume calorias sem perceber, além de fazer seu metabolismo se acostumar com os horários, evitando que ele acumule energia”, afirma a nutricionista.
Essa técnica também te impede de comer em horários muito próximos das refeições – pois mesmo que você esteja com fome, já sabe que fará uma refeição logo. A especialista explica que se você sente muita fome pela manhã e à tarde, deve fazer os lanches nesse período. Se for à tarde e à noite, após o jantar, estipule o lanche da tarde e o da noite. “Se você tem dificuldades para lembrar os horários das refeições, experimente colocar um alerta no celular ou e-mail.” comentou.