Eclipse parcial da Lua será visível a olho nu em todo o Brasil

Mas em caso de nuvem, é possível acompanhar o fenômeno pela internet

O ponto máximo será às 23h44 (horário de Brasília), quando cerca de 3,5% da Lua estará coberta pela sombra da Terra. (Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Geral)
O ponto máximo será às 23h44 (horário de Brasília), quando cerca de 3,5% da Lua estará coberta pela sombra da Terra. (Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil Geral)

Na noite desta terça-feira (17) será possível observar a olho nu um eclipse parcial da Lua em todo o Brasil. O fenômeno terá início às 21h41 (horário de Brasílai) com a fase penumbral, mas a melhor visibilidade começa às 23h12. O ponto máximo será às 23h44, quando cerca de 3,5% da Lua estará coberta pela sombra da Terra.

O eclipse parcial ocorre quando apenas uma parte da Lua entra na sombra mais escura da Terra, a umbra, causando um escurecimento visível. A fase penumbral, que ocorre antes, não é perceptível a olho nu, pois a penumbra é uma sombra clara que ainda recebe luz solar.

Embora seja um eclipse parcial, o fenômeno oferece uma oportunidade especial para admirar o céu noturno, sem a necessidade de instrumentos, desde que o céu esteja claro. “Diferente de um eclipse solar, não há riscos para os olhos, os espectadores podem observar diretamente”, explicou a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional.

No entanto, caso nuvens ou fumaça impeçam a observação em algumas regiões, o Observatório Nacional fará a transmissão ao vivo do eclipse canal no YouTube, com início às 21h30 (horário de Brasília).

Confira o cronograma do eclipse lunar (pelo horário de Brasília):

  • 17/09: Início do eclipse penumbral às 21h41;
  • 17/09: Início do eclipse parcial às 23h12;
  • 17/09: Eclipse parcial atinge o ápice às 23h44;
  • 18/09: Fim do eclipse parcial à 0h15;
  • 18/09: Fim do eclipse penumbral à 1h47.

Leia a Folha Impressa de hoje