ASTRONOMIA E SAÚDE

Eclipse solar ocorre às 13h30 deste sábado; Confira quais os cuidados é preciso ter

Oftalmologista explica que olhar o fenômeno sem proteção adequada causa impactos silenciosos e permanentes aos olhos

Para quem pensa que os óculos escuros de uso diário são suficientes, o oftalmologista comenta que é preciso repensar. (Foto: divulgação)
Para quem pensa que os óculos escuros de uso diário são suficientes, o oftalmologista comenta que é preciso repensar. (Foto: divulgação)

Na tarde deste sábado (14), por volta das 13h30, Roraima deve começar a apreciar o eclipse solar anular. O evento astronômico será visível no estado com a cobertura de 70% do Sol, no seu ponto de ápice por volta das 15h10.

Porém, por mais que todos queiram ver a Lua cobrindo a grande estrela, é preciso ter atenção e cuidado. Isso porque a olhar diretamente para o eclipse causa perigos à visão. Aí entra a questão: Você arriscaria sua visão por um minuto de espetáculo?

De acordo com o oftalmologista do Hospital Angelina Caron, Sivonei Oliveira, explica que olhar o fenômeno sem proteção adequada causa impactos silenciosos e permanentes aos olhos.

“Olhar diretamente para ele [eclipse], mesmo que por breves momentos, é equivalente a mirar uma lanterna intensa diretamente na retina. A retina é uma delicada camada no fundo dos nossos olhos, responsável por capturar as imagens que vemos e enviá-las ao cérebro. Um dano a ela pode comprometer gravemente nossa visão”,

afirma o oftalmologista.

Segundo ele, a queimadura da retina é indolor e pode causar lesões que vão prejudicar a visão de forma permanente. Pode ser ainda que o problema não se inicia imediatamente, mas se desenvolva com o tempo, como uma catarata.

“Por isso é tão importante a proteção adequada para aproveitar o eclipse solar de maneira responsável”, alerta.

LEIA MAIS – Eclipse será visível em Roraima com 70% de cobertura do Sol

Dicas para o dia

Sabendo disso, quem pensa que os óculos escuros de uso diário são suficientes, está enganado. Oliveira ainda alerta que os “óculos de sol comuns, mesmo os mais escuros, não oferecem a proteção necessária contra os raios ultravioleta emitidos durante um eclipse”.

Outros materiais que não se deve usar:

  • Chapa de raio-X;
  • Negativos de fotos;
  • Insulfilm;
  • Celular ou binóculos.
  • Telescópios, sem filtros protetores especiais, podem ser perigosos.

Ou seja, na hora do eclipse, conforme o especialista, utilize vidro de máscara de soldador 14 ou superior, com observação limitada a 10-15 segundos e descanso dos olhos por 2 a 3 minutos. Se possível, recorra a óculos astronômicos específicos para eclipse solar com filtro solar.

No caso de observação indireta, através da técnica de projeção, use um cartão com um furo para projetar a imagem do Sol em uma superfície plana. As folhas das árvores também projetarão o formato de uma Lua crescente no chão.