![Filme possui diversas indicações ao Oscar (Foto: Divulgação) Filme possui diversas indicações ao Oscar (Foto: Divulgação)](https://uploads.folhabv.com.br/2025/02/kwGw8OwQ-250123-emilia-perez-karla-sofia-gascon-mn-1205-a9ab42.webp)
O filme francês “Emilia Perez”, principal rival do Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2025, finalmente chegou aos cinemas do país. Em Roraima, a produção está disponível na versão legendada.
A obra, que é um musical, acompanha a vida de três mulheres: Rita Mora Castro, uma advogada que trabalha em um escritório corrupto e ajuda Juan Del Monte, o chefão do tráfico no México a realizar a cirurgia de mudança de sexo e recomeçar sua vida; a jovem Jessi Del Monte, esposa de Juan e mãe de seus filhos; e Emilia Perez, a ex-traficante depois de passar pela transição.
Com objetivo de se aproximar dos seus filhos depois de quatro anos, Rita ajuda Emília a fingir que é uma prima distante e a encontrar novamente com Jessi, que não a reconhece depois da sua transição.
O filme foi bem avaliado pela crítica especializada, ganhando vários prêmios entre eles de Melhor Atriz para o trio principal no Festival de Cannes e recebendo 13 indicações no Oscar 2025, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante.
Polêmica
O filme estrelado por Zoe Saldana, Selena Gomez, Adriana Paz e Karla Sofia Gascón é dirigido pelo cineasta francês Jacques Audiard. No entanto, o filme tem sido alvo de críticas por alguns motivos.
Primeiro, pela comunidade mexicana e latino americana, por ser um filme com um diretor francês e que já declarou abertamente “pouco conhecer a cultura do México”. Outra situação ocorrida recentemente foram as declarações de Karla Sofia Gascon, atriz do filme, em suas redes sociais no passado. A atriz foi acusada de xenofobia, racismo e homofobia.
Em Roraima, o filme está em cartaz no Multiplex Pátio Roraima, localizado na Avenida João Alencar, bairro Cauamé.
Confira as sessões disponíveis
Multiplex Pátio Roraima
Emília Perez
14h – 21h45 – Vip Legendado