Entretenimento

Empreendedor investe em franquia óptica em Roraima

A rede de Óticas Carol já existe há mais de 15 anos no mercado nacional. Hoje é a maior franquia de óticas, com mais de 700 lojas em todo o país. O único estado que ainda não possuía a franquia era Roraima.
O setor óptico está em plena expansão em todo o Brasil. Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica, esse segmento cresceu no Brasil, entre 2007 e 2013, 153% e deve continuar em alta. A projeção é de 100% nos próximos cinco anos. Fatores como o envelhecimento da população e a necessidade de correção visual de cerca de metade dos brasileiros, ocasionaram essa expansão.
Em Roraima a realidade não é diferente, apesar de o comércio estar passando por um momento de crise em todo o país, existem pessoas dispostas a investir em seus sonhos e no próprio negócio. O sucesso é almejado por muitos, mas para alcançá-lo é preciso muito esforço e perseverança. Foi assim com André Bezerra Moreira, roraimense, de 32 anos que sonhava em abrir o seu próprio negócio, até se decidir pelo setor óptico, trazendo a primeira franquia de lojas para o estado, com expectativas de expandir para outros centros comerciais e para o interior.
André sempre foi dedicado aos estudos e, por isso, aos 14 anos mudou-se para Fortaleza – CE, onde concluiu todo o seu ensino médio e terminou duas faculdades, uma de Direito, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e outra de Administração de Empresas (Universidade Federal).
A família sempre esteve ligada ao segmento do comércio. Sua mãe trabalhava no setor de confecção e moda e, André lembra que acompanhava a rotina dela. Enquanto, sua mãe trabalhava, ele brincava pela loja e, talvez venha daí sua vocação empresarial.
Após concluir as duas faculdades, André voltou à Boa Vista e ainda advogou por dois anos. Nesse tempo, ele já guardava dinheiro para abrir um negócio, mas ainda não sabia o que seria. Pensava em enveredar pelo serviço público, mas desistiu. No Ceará sua intenção era estudar para entrar na magistratura e prestar concurso para juiz. Mas em decorrência de algumas situações precisou retornar, pois sua mãe estava precisando de sua ajuda na empresa.
Em meio às muitas atividades na loja sempre pensava que era hora de se decidir profissionalmente, mas não sabia se prestava concurso público ou se abriria a sua própria empresa.
Nessa época André viajava muito para resolver situações da empresa da mãe em vários estados, participava de feiras de negócios, trocava idéias com vários empresários. Até que um dia em uma dessas feiras, ele conheceu a franquia de Óticas Carol. “Percebi que era uma empresa séria, com mais de 16 anos no mercado, os melhores preços e ótimas condições de parcelamento para o consumidor. Então pensei:  poxa, na minha cidade os óculos são tão caros, seria bom se tivesse uma loja dessas lá e nesse momento decidi que esse seria o meu negócio.
Depois de um período de pesquisas e avaliação, finalmente o sonho tornou-se realidade.
André finalmente avaliou que por ser uma franquia, a loja ofereceria valores tabelados, e seguiria um padrão nacional de qualidade. Além disso, ainda tinha a questão da originalidade dos produtos. “As pessoas podem ficar tranqüilas que estão comprando por um bom preço e levando um produto autêntico, com garantia e segurança. Caso o produto tenha algum problema, estando dentro do prazo de garantia, pode se dirigir a qualquer loja franqueada em qualquer estado, que o problema será resolvido. Essa é outra vantagem de se comprar em uma franquia”.
Mercado
O novo empreendimento oferece ao consumidor produtos de qualidade das mais variadas marcas e grifes de sucesso do mundo óptico, com preços acessíveis e planos de parcelamento que atendem as necessidades dos clientes. O principal objetivo da rede de lojas é tornar-se o maior e mais eficiente grupo óptico do Brasil.
Segundo André, o mercado óptico é um mercado difícil, pois há muita falsificação, lentes sem qualidade. Quando conheceu a lojas Carol, viu a possibilidade de oferecer um produto de qualidade, com garantia de preço para o consumidor em Roraima.
O atendimento no centro da cidade foi pensado para atender todas as classes. “Escolhemos esse local, porque somos uma loja para todas as classes, voltada para consumidores que querem pagar um preço justo, independente da classe. O nosso foco é para quem quer qualidade e preço. O nosso produto tem garantia de um ano, certificação, melhor preço do mercado local, cerca de 20% mais barato, no mínimo, dependendo da marca do óculos”.
No começo
Segundo André, economicamente, o mercado de ótica em Roraima não cresceu. Não é grande o suficiente para comportar outras óticas, mas como a franquia oferece um produto com menor preço, acabo pegando uma fatia desse mercado que já existe.
Um dos diferenciais da loja, segundo André, é o preço, de 20% a 50% no mínimo mais barato e o bom atendimento. “Sempre bato nessa tecla com meus funcionários.  Hoje temos o melhor preço, mas ninguém sabe o dia de amanhã, se não tivermos um bom atendimento, não vale a pena”.
Em relação a qualidade, André deixa claro que os produtos são autênticos. “Temos lentes digitais e HD exclusivas dos laboratórios Carol de São Paulo”.
No mercado óptico hoje há muitas peculariedades, segundo André, as pessoas não mudam de ótica facilmente, elas só mudam quando estão insatisfeitas.
As lojas Carol só adquirem produtos de marcas licenciadas, junto a franquia, que verifica se a marca tem procedência, com autorização de venda somente dos produtos que já passaram por testes de qualidade Comercializa praticamente todas as marcas que o mercado oferece em Boa Vista, desde Ray Ban, Vogue, Atitude, Bulget, Speedo, dentre outras. Além dessas marcas a loja dispõe de algumas exclusividades, como a Burberry, uma marca inglesa, exclusiva das óticas Carol no Brasil, até dezembro de 2015. “Em nível estadual, nós temos exclusividade com a Mont Blanc.
Na linha mais econômica a loja vende ainda as marcas TNG,NK e Lorrane, que concorrem com os produtos chineses vendidos no mercado hoje. “Temos inovado, com marcas como Azzaro, Gucci, Hugo Boss, não só marcas exclusivas, mas procuramos brechas no mercado com preços diferenciados”.
Origem do nome
As lojas Carol é uma franquia, por coincidência o nome da irmã de André é Carol, e a maioria das pessoas acham que ele resolveu homenageá-la. Porém, a franquia foi fundada em Barueri, São Paulo, e os fundadores estavam procurando um nome para o empreendimento na lista telefônica. O maior número de nomes encontrados foi Carol. Eles acharam a pronúncia fácil e resolveram batizar a rede com o nome Carol.
O empreendimento é o mais novo da cidade, e funciona bem no centro comercial, com apenas dois meses e quinze dias, mas já tem dado resultados positivos, segundo André.
O grupo pertence hoje a um fundo inglês chamado 3i que se une para comprar produtos de qualidade licenciados diretamente das fábricas com menor preço. A Carol é um formato diferente de ótica, voltado para o varejo, com descontos progressivos, na compra de mais de uma unidade. É um conceito diferente de ótica.
PERFIL Nome Completo: André Bezerra Moreira Estado Civil: Solteiro Idade: 32 anos
Por que investir em Roraima? Porque eu sou daqui, temos raízes aqui, acredito no potencial do meu Estado. Minha família é cearense, mas já mora aqui há mais de 20 anos. Decidi trabalhar no setor óptico porque percebi que poderia oferecer um serviço diferenciado.
Momento inesquecível O dia da inauguração da loja, dia 04 de outubro desse ano, concretizando um sonho, mesmo em meio a dificuldades. O primeiro dia de trabalho também foi inesquecível, com os desafios a serem vencidos, logo no início da manhã. Foi um momento de muito aprendizado.
O melhor da vida empresarial: A dinâmica, todo dia é um novo dia, você tem a oportunidade de fazer algo diferente, de atender pessoas diferentes, você conhece novas pessoas. Quando você gosta do que faz e o faz com amor, as coisas progridem.
O que é ser empreendedor? Saber assumir riscos, ter iniciativas para colocar um negócio e coragem para trabalhar. O ideal é ser um empreendedor e um bom administrador. O empreendedor tem a coragem de colocar um novo negócio e o administrador tem ideias interessantes, mas tem que estudar para saber tocar aquela ideia, que às vezes pode ser brilhante hoje, mas se não gerir bem acaba se perdendo.
Qual o segredo para fidelizar um cliente? O que nos diferencia na Carol é o atendimento e as condições especiais de pagamento, porem nós trabalhamos para que futuramente seja o atendimento, a confiança e a segurança. Hoje nós só temos atendimento e preço. No mercado óptico a grande sacada é trabalhar para resolver o problema do cliente e para evitar problemas o mais breve possível.
Que conselho você daria a alguns que queiram montar seu próprio negócio? Procurar algo que goste muito de fazer e analisar se tem mercado para isso. Viajar, conhecer outros lugares, estudar experiências no segmento que você escolheu, ir a busca de quem faça melhor e tentar adaptar a sua realidade. Uma das dicas é gostar do negócio, já é meio caminho andado para dar certo e segundo pesquisar bastante.
Qual o diferencial de sua empresa? Atendimento, melhores preços e marcas, melhores condições de parcelamento. Temos um slogan que é “as melhores marcas com os preços lá de fora”. O nosso diferencial é o atendimento aliado ao preço e segurança. Quem compra aqui tem a segurança de estar comprando em uma loja que tem no Brasil inteiro, com ótimos preços do mercado, tem credibilidade em nível nacional, trabalha com marcas registradas, com produtos originais, se tiver algum problema pode ser resolvido em qualquer ótica do Brasil. Nós somos um modelo de sucesso, fora de Roraima. Eu acredito e trabalho para que seja aqui também.
Qual sua próxima meta? A curto prazo pretendemos expandir a loja para outras localidades, em outros centros comerciais, shoppings abrindo novas unidades. Temos capacidade aqui para pelo menos mais três unidades e, isso, vai depender muito do desempenho dos shoppings.