Na Folha do Empreendedor de hoje você vai conhecer a trajetória da empresária Ágatha Cristell Pereira Aguiar, uma jovem empreendedora que, a exemplo da mãe, descobriu o poder das vendas diretas e aproveitou a excelente oportunidade para abrir seu próprio negócio. Ao oferecer atendimento personalizado, em domicílio ou no trabalho, facilidades de pagamentos, comodidade e bom relacionamento com suas clientes, a empresária só tem motivos para comemorar o sucesso do seu negócio, que completou, em 2014, 18 anos no mercado.
Uma prática comum na família de Ágatha Cristell Pereira Aguiar era o hábito de comprar e vender. Nascida em uma tradicional família de comerciantes, sua mãe, avô e tios são vendedores, ela aos poucos foi se envolvendo e descobrindo o potencial desse universo. E quando surgiu a oportunidade de ter o próprio negócio, foi no comércio que resolveu investir.
A trajetória da empresária começou na pequena cidade de Presidente Dutra, interior do Maranhão, onde nasceu. Mas foi na cidade vizinha, Tutum (MA), onde viveu até os nove anos de idade, que sua mãe, uma professora, deu início, há 18 anos ao negócio da família: a Ágatha Boutique, loja multimarcas de roupas e acessórios masculinos e femininos, negócio que já recebeu seu nome, uma homenagem dedicada pela mãe.
A história de Ágatha e sua mãe é idêntica à de outras mulheres que para incrementar a renda doméstica, resolvem comercializar alguns produtos utilizando um método bem conhecido pelo brasileiro: a venda direta de porta em porta.
Especialistas dizem que o sucesso da venda porta a porta está em possibilitar uma interação intensa entre o vendedor e o cliente, propiciando a criação de um vínculo entre ambos, agregando mais do que uma relação puramente econômica entre os envolvidos.
A venda direta, ao aproximar os produtos ou serviços do consumidor, humaniza todo processo de venda e garante aos consumidores vantagens como atendimento personalizado, comodidade e a possibilidade de receber produtos orientados para seus desejos e necessidades, facilidades que só fazem o sistema crescer.
Com intuição e muita inteligência para os negócios, sua mãe foi descobrindo táticas de vendas. Entre elas estava a necessidade de conhecer o perfil do cliente, saber os seus hábitos de consumo, onde encontrá-lo e o que fazer para atrair a sua atenção, habilidades que mais tarde foram todas repassadas para a filha.
A boa aceitação do negócio foi decisivo para que elas continuassem, pois seus clientes, a exemplo da maioria do consumidores brasileiros, aceitam bem a venda direta, pois envolve relacionamento pessoal. Prova disso é que o Brasil é o quinto mercado mundial em vendas diretas e 80% dos negócios realizados porta a porta são dominados pelo setor de cosméticos e artigos de perfumaria.
Em pouco tempo, a vendedora transforma a atividade de vendedora autônoma em um negócio; nascia então a Ágatha Boutique. O que era um dinheiro extra se tornou a principal fonte de renda da família.
Com o negócio em pleno crescimento e disposta a encarar um mercado maior, sua mãe convence o pai, topógrafo, a tentar a vida em Boa Vista (RR), cidade onde já morava parte da família.
“Meu pai veio na frente em busca de emprego na área de topografia. Com emprego e estabilidade, trouxe o resto da família no início dos anos 2000. Minha mãe trouxe toda mercadoria para Boa Vista e logo abrimos a loja. Mesmo com a loja aberta, ela continuou com as vendas externas como autônoma, atendendo clientes em domicílio, no trabalho”, disse.
Sem dinheiro para contratar mais uma vendedora, era a filha ainda muito jovem, no caso Ágatha, que lhe auxiliava na loja e dava os primeiros passos na futura profissão. “Confesso que no início a parte que mais gostava era a viagem para fazer compras, mas sempre ajudei minha mãe em tudo”, confirma.
Aos poucos, Ágatha, que é formada em Letras, foi se envolvendo com o negócio e deixando a profissão de professora para o segundo plano. “Comecei a atender as clientes em domicílio e a fazer as vendas diretas porque são elas parte do sucesso do nosso negócio. É por meio desse atendimento personalizado que garantimos grande parte das vendas da loja e também é uma forma de conquistar novos clientes e divulgar nossos produtos”, reconhece.
Ao ver seu domínio e vocação para as vendas, fez sua mãe repassa o comando da loja para a filha. Em 2012, a Ágatha Boutique passou a ser gerenciada pela filha, que logo fez algumas reformulações, mudando todo o layout e apresentação da loja. “Procurei manter o estilo mais jovem”, anuncia
Empresária renova estoque e lança peças exclusivas para as festas de final do ano
Na primeira semana de dezembro, a empresária anuncia a chegada da nova coleção de peças, roupas, sapatos e acessórios para as festas de final de ano. “Teremos ainda bijuterias, bolsas, vestidos estampados, florais, animal print (estampas de bichos), gripee, renda e tules, shorts, saias, jeans, body, cropped. As peças são exclusivas e únicas nas mais diferentes variações de tecidos, cores e estampas”, garante.
A Boutique também vende moda masculina e oferece inúmeras variedades de camisas masculinas sociais, esporte, polo, calças e bermudas.
A empresária disse que preparou para este final de ano modelos dos mais simples, com peças leves, aos mais sofisticados com rendas, tules ou com detalhes em brilhos, numa coleção exclusiva, com várias peças, entre roupas, calçados e acessórios todas seguindo as mais modernas tendências de moda do mercado.
A empresária contou que a propaganda boca a boca e as redes sociais impulsionaram suas vendas. Para ela, as redes sociais são fortes aliadas do seu negócio e sempre aproveita a ferramenta para anunciar novidades, promoções, ofertas e apresentar produtos para que seus clientes possam ver e conhecer.
“Mantenho sempre atualizada a página no facebook, no endereço www.facebook.com/agathacristell e o perfil no instagram @@agatha_boutique, onde posto as novidades onde as clientes podem conferir alguns produtos da loja”, avisa.
Para quem não tem tempo de ir até a loja, lembra que continua com as vendas externas e atendimento em domicílio. “Levo algumas peças de amostras, porque elas gostam de provar e isto é particularmente importante na escolha dos produtos”, justifica.
Quem prefere comodidade também tem outro meio de comunicação com a loja. Pelo aplicativo Wattsapp. No telefone (95) 9111 9041 a empresária faz atendimento tanto para encomendas, consultas de preço ou para reservas de peças e produtos ou solicitação de uma visita em domicílio ou no local de trabalho. “Facilitamos para que o cliente não encontre dificuldades para comprar”, ressalta.
Outro importante serviço que a empresária também oferece é o “atendimento de emergência”. “Como a loja fica no prédio da frente da minha casa, costumo socorrer algumas clientes com uma roupa para uma festa ou até um presente de aniversário de última hora”, anunciou.
Seus clientes fiéis também recebem tratamento exclusivo. “Oferecemos algumas facilidades de pagamento, com descontos especiais de até 30% nas compras à vista. Nas vendas a prazo, parcelamos em até seis vezes no cartão, em qualquer bandeira e temos ainda crediário próprio da loja, onde dividimos a compra em até quatro vezes”, informou.
A Ágatha Boutique fica localizada na rua São Mateus 845, Bairro Cinturão Verde. A loja funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h30. Telefones para contato: 9111 – 9041 (Wattsapp), tanto para encomendas, consultas de preço, solicitação de visita em domicílio como para reservas de peças e produtos. E pela internet: www.facebook.com/agathacristell ou no instagram @agatha_boutique.
PERFIL
Nome Completo: Ágatha Cristell Pereira Aguiar Estado Civil: Solteira Idade: 23 anos Filhos: sem filhos
Por que investir em Roraima? Na verdade, demos continuidade a um negócio que começou no Maranhão, num segmento de mercado que gostamos de atuar; Roraima porque foi o lugar que escolhemos para morar e construir nossas vidas.
Momento Inesquecível: A primeira viagem para fazer compras para a loja, já sob minha administração. O melhor da vida empresarial: A flexibilidade de fazer o próprio horário de trabalho, a liberdade de vender, a satisfação e o bom relacionamento com os clientes. O que é ser empreendedor? É poder arriscar sem medo, porque o mercado é instável. Não temos garantia de saber se o negócio será bem-sucedido ou não. Qual o segredo para fidelizar um cliente? Além de um ótimo atendimento, damos brindes para clientes e promovemos coqueteis para apresentar a nova coleção e peças. E ainda oferecemos descontos especiais. Que conselho você daria a alguns que queiram montar o seu próprio negócio? Ter coragem, foco e procurar orientação de quem está há mais tempo no ramo. Qual o diferencial de sua empresa? As peças exclusivas, a comodidade das vendas em domicílio, as facilidades de pagamento e crediário próprio, entre outras.
Qual sua próxima meta? Abrir a loja em um novo ponto, num centro comercial e inaugurar uma segunda loja da Ágatha Boutique na cidade.
[email protected]. Ágatha Cristell Pereira Aguiar
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