O Dia Nacional do Motociclista é comemorado anualmente no Brasil em 27 de Julho. A data celebra todos os que, seja profissionalmente ou por hobby, pilotam motocicletas. Porém, a data remete também aos que adotaram a “cultura da motocicleta” como estilo de vida.
É o caso do motociclista Fabiano Nogueira, de 38 anos, ele era mais uma daquelas pessoas que usavam o veículo como transporte. A rotina diária em cima da moto virou paixão e estilo de vida. Hoje ele é presidente do Motoclube Catavento, fundado em julho de 2013.
“Na época, surgiu o convite vindo de um amigo, o desembargador Mauro Campello. Sua ideia era criar um clube dinâmico para aqueles que curtem as duas rodas”, relatou. Hoje o motoclube possui 34 membros.
No domingo (24), o Catavento realiza um evento em alusão à data, onde reúne todos os motoclubes do Estado. Ao todo, foram convidados motoclubes e motogrupos de 15 países para uma viagem de 125 km até Lethem, Guiana. O ponto de encontro será na Praça do Centro Cívico, às 6 horas da manhã, com saída programada para as 8 horas.
“Eu mesmo não acreditava que existissem tantos, mas realmente entendo que em Roraima o movimento daqueles que amam as motocicletas é grande”, disse.
Do percurso, além do Motoclube Catavento, irão participar Roraima Big Traill, Abutres Brasil, Índios MC, Tenereiro, Independentes, Kanaima Brasil, Mercenários, Filhos da Estrada, 300 RR, Izi Motoclube, Street e o Motoclube Roraima. Após a viagem, o encontro terá um almoço na Associação da Caixa econômica Federal, no Santa Cecília.
“Todos os motoclubes foram convidados e irão marcar presença. Após o percurso até Lethem, iremos nos reunir para um almoço para o qual cada motociclista contribuiu. A ideia é reunir todos para troca de informações, tirar dúvidas sobre as peças, estradas, além de um momento de lazer e harmonia”, comenta.
Fabiano já viajou diversas vezes com sua Midnight de 950 cilindradas, sozinho ou acompanhado. Para ele, pegar a estrada tem um significado muito maior do que viajar, é poder entrar em contato com outras culturas e conhecer pessoas diferentes.
Origem do Dia do Motociclista
A data surgiu a partir de uma tentativa da Associação Brasileira de Motociclistas de estipular um dia comemorativo oficial para motoqueiros. No entanto, não foi necessário criar nenhuma data nova.
Em 27 de Julho de 1974 morria o motociclista e mecânico da Honda Marcus Bernardi, que era bastante querido por todos. Por sugestão de Rogério Gonçalves – proprietário da Concessionária Honda de Sorocada, São Paulo – o deputado Alcides Franciscatto, em 1984, propôs que o Dia do Motociclista fosse comemorado em 27 de Julho, em homenagem ao ex-mecânico.
Serviço
Encontro de Motos
Data: 24 de julho
Local: Centro Cívico (Ponto de encontro)
Hora: Das 6h às 8h
Informações: 99125 94 09