POP | MEIO AMBIENTE

Entenda porque Taylor Swift é a celebridade mais poluente do mundo

Cantora ocupou primeiro lugar no ranking de emissão de CO2 com seu jatinho particular.

Cantora chegou a afirmar que número se deu pois ela emprestaria sua aeronave com muita frequência - Foto: Foto: John Shearer/Getty Images
Cantora chegou a afirmar que número se deu pois ela emprestaria sua aeronave com muita frequência - Foto: Foto: John Shearer/Getty Images

Um relatório do site Yard divulgou uma lista de celebridades com as maiores emissões de CO2 provenientes de seus jatinhos particulares. Com 8.293,54 toneladas, a cantora Taylor Swift ocupou o primeiro lugar do ranking, seguida por outras celebridades como Jay-Z, Blake Shelton, Kim Kardashian, Oprah e Travis Scott.

A assessoria de imprensa da cantora pop Taylor Swift chegou a se pronunciar, afirmando que atribuir a emissão de mais de 8 milhões de toneladas de carbono somente à cantora seria “flagrantemente incorreto”, uma vez que ela teria o costume de emprestar sua aeronave a outros indivíduos.

Confira o ranking:

  1. Taylor Swift – 8.293,54 toneladas
  2. Floyd Mayweather – 7.076,8 toneladas
  3. Jay-Z – 6.981,3 toneladas
  4. A-Rod – 5.342,7 toneladas
  5. Blake Shelton – 4.495 toneladas
  6. Steven Spielberg – 4.465 toneladas
  7. Kim Kardashian – 4.268,5 toneladas
  8. Mark Wahlberg – 3.772,85 toneladas
  9. Oprah Winfrey – 3.493,17 toneladas
  10. Travis Scott – 3.033,3 toneladas 

De acordo com o relatório, Swift acumulou um total de 170 voos em pouco mais de seis meses, totalizando 22.923 minutos no ar – o que dá cerca de 15,9 dias. A aeronave tem um tempo médio de voo de 80 minutos, e suas emissões totais de voos no ano são de 8.293,54 toneladas. Esse número é 1.184,8 vezes mais do que as emissões anuais totais de uma pessoa média.

Além de revoltar fãs e defensores, a divulgação dados substanciou discussões sobre responsabilidade ambiental além de memes nas redes sociais.

https://twitter.com/jordynceIeste/status/1762639875247890819
Tradução: Taylor Swift com seu jato particular
Tradução: Medley do jatinho de Taylor Swift. Nas imagens: Taylor embarcando em um avião/Taylor comprando mantimentos/Taylor indo ao banheiro

Equipe de Swift ameaça estudante e jatinho é vendido

No incío de fevereiro, e estudante de 21 anos Jack Sweeney, que utiliza dados públicos para monitorar as decolagens e aterrissagens de aeronaves de famosos afirmou ter sido ameaçado por advogados de Taylor Swift depois de divulgar a intensa atividade de voos da cantora nas redes sociais.

A equipe jurídica da artista chegou a alegar que esse tipo de rastreamento poderia se enquadrar no crime de “perseguição” (stalking), embora os dados sejam de acesso de todos.

Uma semana após Jack ter ido a público falar da suposta ameaça, o portal TMZ publicou que Taylor teria vendido seu jato Dassault Falcon 900. Sweeney também chegou a afirmar ao The Free Press que recebeu mensagens de ódio de fãs da cantora.

“Eu tenho uma captura de tela de um dos fãs da Taylor, que me mandou mensagens dizendo que esperava que eu fosse brutalmente assassinado”

Jack Sweeney, em entrevista ao The Free Press (tradução livre)

Disparidade econômicas globais sobre poluição

Dados do relatório “Igualdade Climática: um Planeta para os 99%”, lançado pela organização não governamental e sem fins lucrativos Oxfam Internacional, apontam que o 1% mais rico da população mundial (77 milhões de pessoas) foi responsável por 16% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases do efeito estufa, em 2019.

O valor equivale a mesma quantidade emitida pelos 66% ou dois terços mais pobres da humanidade (5 bilhões de pessoas). Enquanto isso, os 10% mais ricos do mundo são responsáveis por 50% das emissões globais de CO2. Vale ressaltar que, de acordo com a Bloomberg, Taylor Swift acumula uma fortuna de 1.1 bilhão de dólares.