Fundada há 15 anos, a Escola de Dança Aura possui duas sedes em Boa Vista uma localizada no bairro Mecejana e outra no bairro Pintolândia. Em suas aulas, um diferencial, os professores utilizam os ensinamentos da música clássica por meio da dança. A proposta pretende fazer com que os alunos se envolvam com outros tipos de arte durante o aprendizado das coreografias.
“Nas aulas ensinamos, por exemplo, sobre a música clássica, mas não somente sua história, mas sua essência, seu ritmo, sua musicalidade e sua importância em nossas vidas. É um ensinamento que elas ou eles não esquecem e muitas passam a mostrar a suas famílias o quanto a música pode ser boa mesmo sem uma única letra, apenas melodias” comentou o proprietário Tiago Gomes.
Mas ao contrário de muitos ensinamentos destes assuntos, o Ballet seja ele clássico ou moderno faz com que a bailarina expresse através do seu corpo, de sua força, de sua leveza e transforme um fato cotidiano em sentimento com corpo, alma e coração. Uma experiência que nunca será esquecida ou deixada de lado.
Além da música, temas como a preservação ambiental são abordados nas coreografias. Segundo ele, o Ballet nasceu através de estudos da natureza, dos animais, das florestas e movimentos que influenciaram o surgimento de repertórios como Lago dos Cisnes e Valsa das Flores.
“Hoje com o surgimento do Ballet Moderno e da Dança Contemporânea a natureza é um dos principais componentes na criação de coreografias. Mas nosso papel como instituição de ensino pode e deve ir mais além, pois também retratamos em nossas coreografias o desperdício, o desmatamento, as secas e as mudanças climáticas bruscas” relatou.
A Escola de Danças Aura iniciou por meio do projeto amigos da escola. A bailarina e coreografa Alessandra Rebouças dava aulas na Escola Estadual Ana Libória, acolhendo adolescentes carentes da cidade de boa vista. A partir deste pontapé inicial foi criado a Aura Cia de Dança que começou a profissionalizar adolescentes e realizar vários espetáculos na cidade. A Escola já ganhou prêmios de danças nos Estados do Rio Grande do Sul, Brasília e Belém.
Após um período de quatro anos, a professora e coreografa Márcia Mourão iniciou um projeto para que a sociedade em geral pudesse ter acesso a dança, com apenas vinte alunos. “A Escola desenvolve em paralelo projeto social nos bairros mais carentes da cidade de boa vista, e há dois anos estabeleceu sua tão sonhada filial no bairro do Pintolândia, oportunizando e trazendo cultura com baixo custo, além de oferecer várias bolsas de estudo para alunos com baixa renda e com acompanhamento nas notas escolares do ensino regular” explicou Márcia Mourão.
Inscrições
A escola está com inscrições abertas e possui turmas pela manhã tarde e noite para todas as idades. Entre elas, a Baby class direcionada para crianças de 3 à 4 anos ou de 5 a 6 anos. Ballet moderno para crianças de 7 a 10 anos, de 11 a 16 anos ou turmas adultas, ballet clássico com turmas de 8 a 12 anos e acima de 13 anos também com diferentes níveis técnicos sendo que o nível mais avançado utiliza sapatilhas de ponta durante as aulas através de acompanhamento médico.
A escola também oferece para os adultos Dança de Salão, Zumba e Dança do Ventre, as mensalidades ficam entre 75,00 e 95,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9 9113-3055 / 9 8106-4646 ou pelo e-mail [email protected]
Entretenimento
Escola ensina os passos do balé com os fundamentos da música clássica
A Escola de Dança Aura é administrada por Tiago Gomes e Márcia Mourão