Entretenimento

Estácio seleciona projetos inovadores para sua incubadora de Startups

Inscrições estão abertas até a próxima terça-feira, dia 15

Jovens que querem ver suas ideias decolarem. Esse é o público alvo do programa Nave (Núcleo de Aceleração e Valorização da Estácio), que está com inscrições abertas para sua quarta turma, até o próximo dia 15, terça-feira.

O startup Nave, conforme a reitora do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Brena Linhares, é um programa de pré-aceleração 100% gratuito desenvolvido pela Universidade Estácio. “Oferecemos uma abordagem única em um ambiente inovador no Rio de Janeiro. Serão quatro meses de capacitação, validações reais, networking, local de trabalho e mentorias com alguns dos principais empreendedores e especialistas do mercado. Sem dúvida alguma, é uma experiência que vai mudar o futuro dos participantes”, disse.

Brena fala com conhecimento de causa. Roraima teve uma startup selecionada logo na primeira turma do programa Nave. A Ticketphone – eventos inteligentes, uma plataforma de automação de eventos com inscrição, pagamento e acesso a certificados online. “Era o perfil buscado pela Estácio: ideias técnicas e economicamente viáveis”, frisou.

Vanessa Raskopf e Luis Gustavo Nogueira, jovens empreendedores, concorreram com centenas de projetos de todo o Brasil e conseguiram ser um dos 12 projetos selecionados para participar desse programa. Atualmente, a empresa atende os maiores eventos organizados no estado, e tem sido requisitada para trabalhos em outros estados.

Brena lembra que a Estácio foi premiada este ano com o Spark Awards 2015. “Seria uma espécie de Oscar do Empreendedorismo brasileiro”, comentou. O evento premiou os destaques do empreendedorismo nacional em 2015, e anunciou durante o CASE (Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo), a Estácio como vencedora em duas categorias: Melhor Universidade para empreendedores e Melhor Aceleradora, através do Espaço NAVE.

“A verdade é que, naquele espaço físico, acontecem o debate de ideias inovadoras e o desenvolvimento de projetos por jovens que sonham ser empreendedores. A NAVE tem ambientação ideal para ajudar os futuros empreendedores nos cinco pilares necessários para a criação de uma startup: Conceito e Metodologia; Mercado, Oportunidades e Resultados esperados; Modelo do programa de pré-aceleração; Propostas, parcerias estratégicas e Investimentos. Além disso, é um espaço de trabalho compartilhado (coworking) com internet de alta velocidade”, reforçou.

Para se inscrever nesta quarta turma, lembrou Brena, basta criar um vídeo de até um minuto e postar no link que está no portal www.estacio.br.

COMO PARTICIPAR – Para participar do processo seletivo do 4° Ciclo de Pré-Aceleração Startup NAVE, basta preencher o formulário disponível em www.estacio.br/startupnave. No ato da inscrição é necessário enviar um vídeo de um minuto para apresentar o projeto.

Para a seleção, serão considerados aspectos financeiros, tecnológicos, mercadológicos e o histórico dos empreendedores do projeto. A Estácio não cobre despesas de locomoção e estadia para candidatos de fora da cidade do Rio de Janeiro.

O programa é composto por um ciclo presencial de quatro meses, dividido em três fases: formação, lançamento e órbita. Mais de 30 startups já fizeram parte do programa.

Esta trajetória de pré-aceleração culminará no Dia-D, com o Demoday do Startup NAVE, um dia em que os participantes terão a oportunidade de apresentar os resultados obtidos para investidores, aceleradoras, especialistas, mentores e convidados integrantes do ecossistema de empreendedorismo digital. Ao final do programa, todos os participantes terão desenvolvido protótipos funcionais e validados, que serão apresentados a investidores do mercado. A ideia é que o empreendedor finalize o ciclo apto a ingressar nos principais programas de fomento ao empreendedorismo do Brasil e do exterior.