O Dia Mundial do Rock começou como uma homenagem ao megaevento que aconteceu em 1985, o Live Aid. O evento contou com a participação de grandes artistas, como Paul McCartney, Elton John, Mick Jagger, Queen e David Bowie. De lá pra cá, a data vem sendo usada por fãs para reunir bandas e comemorar a data que se transformou numa espécie de aniversário do Rock.
Em Boa Vista, o cenário se destaca pela colaboração das bandas que realizam a segunda edição do “Dia Mundial do Rock”, onde vinte e quatro bandas de diversos gêneros do rock se apresentam na Praça do Tamanduá, na Orla Taumanan, no dia 23 de julho. O evento será realizado durante doze horas ininterruptas, começa ao meio dia e encerra à meia noite. A entrada é franca.
O coordenador do Coletivo Canoa Cultural, Manoel Rolla, responsável por uma série de eventos dedicados ao rock, explica que a data pretende dar segmento à comemoração que foi realizada no ano passado no Mirandinha. O evento trouxe bandas locais e algumas da Venezuela, e foi um sucesso de público. Segundo ele, foram selecionadas bandas de todos os estilos, os shows terão duração de 30 minutos para cada apresentação.
“Serão 12 horas de muito rock, com vinte e quatro bandas. Do meio dia à meia noite, o evento reunirá bandas das várias vertentes do rock n’ roll, das mais pesadas, como death metal, trash metal e hard rock, ao folk, indie e o pop”, relatou.
Por que 13 de julho?
No dia 13 de julho, o mundo homenageia o ritmo musical mais revolucionário de todos: o Rock N’ Roll. A data surgiu quando o primeiro Live Aid foi celebrado, em 1985. O evento foi um festival de música beneficente, destinado a arrecadar fundos para as vítimas da fome na África, e aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia, considerado o maior show de rock da história, organizado por Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats.
O show se tornou marcante, pois contou com a presença de músicos e bandas como Paul McCartney, The Who, Elton John, Boomtown Rats, Adam Ant, Ultravox, Elvis Costello, Black Sabbath, Run DMC, Sting, Brian Adams, U2, Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, Santana, Madonna, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen, The Cars, The Four Tops e Beach Boys.
Além de épico no cenário musical, o show ainda contou com uma característica que fez com que todos os participantes fizessem a diferença não só na música, mas também na sociedade, pois toda a renda arrecadada durante os shows seria revertida para fundos de combate à fome e à miséria na África.
Programação
12:00 – Banda de Um
12:30 – Old Page
13:00 – Johnny Manero
13:30 – Dr Yoko
14:00 – Trupe de Marte
14:30 – Anarkill
15:00 – Aquisição
15:30 – Dória
16:00 – Red Roof
16:30 – Spectro Negro
17:00 – Biosong
17:30 – Corcel 73
18:00 – Glorian Day
18:30 – Carnívoro
19:00 – Bluts
19:30 – Tartugas
20:00 – SL 16
20:30 – Hábito Noturno
21:00 – The Kab’s
21:30 – Crônica
22:00 – Jardim Ágape
22:30 – Óbito
23:00 – Bloodline
23:30 – Pop Kill