Entretenimento

Exercício aeróbico, malhação e alongamentos são a fórmula para perder peso

Fazer dietas malucas e fechar a boca para emagrecer não é a solução, para quem quer perder peso e exterminar os quilinhos a mais uma vez por todas pode adotar uma fórmula perfeita. Unir os três tipos básicos de atividade física que realmente ajudam a emagrecer são exercício aeróbicos, também chamado de condicionamento cardiovascular, exercícios de força e alongamento.
Não tem como fugir, toda atividade física ajuda a queimar calorias e a perder peso mais rápido, além de a melhorar sua saúde e resistência física. De acordo com o educador físico Gledson Souza, essas três práticas proporcionam ao corpo a capacidade de realizar as atividades diárias com saúde. “Apenas carregar a sacola de compras exige saúde cardiovascular, flexibilidade, força e resistência. Portanto, não faça pouco caso do valor de cada tipo de atividade” relata.
Ele explica que o metabolismo ganha um certo impulso quando a pessoa está praticando alguma atividade física e isso contribui para o emagrecimento. “A quantidade de calorias queimadas após o exercício, durante a recuperação, não é muito grande, especialmente seguindo atividades moderadamente intensas. Mas o pouco que seja ajuda a levar essa escala de equilíbrio de calorias em direção à perda de peso” comentou.
Pequenas modificações no hábito diário como subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, etc. – podem ajudá-lo a movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária. Quando se fala em exercícios, o mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções.
“A prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que o cidadão deixe de ser sedentário. Estes trinta minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada” disse
A ginástica aeróbica é o tipo que utiliza os grandes músculos dos braços e pernas, fazendo subir seus batimentos cardíacos e deixando sua respiração mais acelerada. Os exercícios aeróbicos, como correr, pular, caminhar, andar de bicicleta e correr, são excelentes para o sistema cardiovascular, pois diminuem a pressão sanguínea e melhoram a circulação. “E não há substituto para a atividade aeróbica quando se trata de queima de calorias e gordura” completou.
O educador recomenda que ao iniciar um programa de atividades físicas, é preciso se exercitar de maneira moderada, e evitar o excesso de treino. “É preciso iniciar aos poucos, o que acontece é que as pessoas já querem pegar pesado no primeiro dia de malhação, sentem dor musculares no dia seguinte e desistem da atividade. “” completou.
Segundo ele, é preciso ter paciência na hora de esperar pelos resultados. “A dica é procurar pelo prazer da atividade, se focar no bem estar da atividade e depois se surpreender com os resultados” explicou.
Segundo ele, existem duas maneiras de saber se o exercício está no nível moderado. “A mais simples é o teste da fala. Se ainda conseguir conversar, e a atividade parecer um tanto fatigante, então, provavelmente, você está no ritmo certo. Se você tiver dificuldade para falar e estiver ofegante, vá devagar. Isso indica que você está forçando demais” disse. Pratique exercícios
De acordo com o United States Departament of Health and Human Services, é importante os adultos pratiquem duas horas de atividades anaeróbicas (musculação localizada), por semana, além dos 30 minutos de caminhada intensa por dia. Nos casos de pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade e pessoas com problemas no metabolismo ósseo, por exemplo, é preciso ter um cuidado especial na escolha dos exercícios a praticar. Nestes casos, é imprescindível o acompanhamento de um profissional.