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Fabricação e venda de bolos caseiros se tornam negócio lucrativo para família

Na Folha do Empreendedor de hoje você vai conhecer a trajetória das empresárias Maria Selma Jorge Bezerra e Valéria Jorge Bezerra, mãe e filha, que queriam abrir um negócio e viram na expansão do mercado de bolos uma oportunidade para começar o próprio empreendimento. E foi, justamente, apostando nos dotes culinários da mãe, que a família resolveu investir neste negócio e abrir uma “casa de bolos”, onde as receitas tradicionais da família e o modo artesanal de preparo garantem o sucesso do negócio.
A produção caseira de bolos é um hábito comum na família de Maria Selma Jorge Bezerra e Valéria Jorge Bezerra, mãe e filha, duas paraibanas que elegeram a cozinha um dos principais compartimentos da casa.  
A mãe, uma cozinheira de “mão cheia”, como diz a filha, nunca deixou o costume de preparar um bolo em casa para o lanche ou café da manhã da família. Era na cozinha de casa que Maria Selma passava maior parte do dia, preparando os mais variados bolos, receitas que fazem parte de um cardápio especial da família ou testando novos sabores, mas que surpreendiam todos que provavam.
O sonho de ter o próprio negócio sempre esteve nos planos de mãe e filha, desde a época que a mãe trabalhava como vendedora autônoma de bijuteria, roupas e sapatos, mas nunca desistiram de trabalhar numa empresa no ramo de alimentação, suas especialidades.
Em 2011, a família que morava há alguns anos na Bahia, chegou a Roraima, em busca de novas oportunidades e melhor qualidade de vida.  Com elas trouxe o sonho de abrir uma empresa no ramo de alimentação.  “Minha mãe sempre gostou de cozinhar, ela tem uma mão cheia para cozinha, é ela quem prepara os banquetes em casa”, reconhece a filha.
Em Boa Vista, a dupla retomou as antigas vendas de roupas e acessórios femininos, mas também deram início ao projeto de abrir um novo negócio.  As duas começaram a analisar o mercado local e perceberam que poderiam realizar o antigo sonho de trabalhar com uma empresa no segmento de comida e alimentação.
Após confirmar a carência na cidade de locais especializados na comercialização de bolos e tortas, elas resolveram aliar o talento culinário da mãe e a necessidade encontrada no mercado.  Foi então que surgiu a ideia de abrir uma casa especializada na venda de bolos e tortas.
“Tínhamos a ideia de colocar um comércio e por incentivo de um primo abrimos o negócio. Alugamos um ponto comercial na rua Gustavo Mesquita, bairro 31 de Março e instalamos uma pequena cozinha industrial”, disse.  
O ponto comercial foi escolha bem estratégica já que fica localizado ao lado de um grande supermercado da cidade e que registra um movimento considerável de pessoas diariamente. “Escolhemos o local pensando nessa facilidade. O ponto é excelente porque as pessoas saem do supermercado e já passam aqui e compram um bolo”, pensou.
No final de maio, as duas empreendedoras abriram a Bolos e CIA, uma empresa especializada na venda de bolos e tortas. “Os bolos da minha mãe são maravilhosos e na Paraíba é muito comum as casas de bolo e ao chegarmos aqui percebemos que havia uma carência no mercado local”, justificou.
Além das duas, contrataram uma auxiliar e hoje chegam a produzir 30 bolos por dia.  A fabricação diária, garante a produção de bolos novos todos os dias, já que a empresa não utiliza aditivos químicos no preparo como conservantes ou aromatizantes.
“Nos Estados em que já moramos, é muito comum ver vendas de bolos caseiros. Desde quando chegamos em Roraima, há três anos atrás, tínhamos a ideia de iniciar um negócio no ramo da alimentação e percebemos que pouco se trabalhava com bolos. Por isso, abrimos a Bolo e Cia”, explica a filha Valéria.
Ingredientes naturais e receitas exclusivas garantem sucesso nas vendas
A empresária afirma que apesar dos bolos serem simples e seguirem receitas da família que lembram o “bolo da vovó”, ela revela alguns dos segredos para conseguir bolos deliciosos. Além do preparo, que deve seguir uma sequência na hora das mistura dos ingredientes, ela ressalta a qualidade e procedência dos ingredientes que devem ser observados, caso contrário podem comprometer o resultado final do produto.
Essa é uma das preocupações das empresárias, que costumam utilizar ingredientes selecionados e de boa qualidade no preparo dos bolos.  Informa que uma das exigências é o não uso de ingredientes artificiais, como essências, conservantes, corantes ou aromatizantes, cuidados básicos que conferem um sabor, cor e maciez especial a cada bolo.  “Mantemos o alto padrão de qualidade na produção e os sabores são naturais da fruta”, garante.
Com um cardápio variado que inclui quase 20 sabores e combinações, a empresária disse que costuma criar novos sabores, muitos deles sugeridos pelos próprios clientes. “Muitas das nossas receitas são tradicionais da família e lembra o bolo da vovó, mas temos também algumas receitas exclusivas criadas ou adaptadas pela mãe como a de queijo coalho e o de maçã com nozes, ou até mesmo sugeridas pelos clientes, um dos exemplos é o de milho com requeijão, o que nos dá a possibilidade de estar sempre inovando”, avalia.
Além dos bolos simples, a empresa também oferece bolos especiais com coberturas e pudins, sob prévia encomenda.  “Aceitamos encomendas de tortas e bolos para aniversários, casamentos ou comemorações em geral”, anunciou.
Um dos diferenciais da Bolos e CIA é a venda de metade do bolo, ou seja o cliente pode levar um bolo completo e optar por dois sabores. Além disso, a empresa vende produtos a preços bem competitivos, conforme as empresárias.
Os bolos mais baratos custam apenas R$ 13 e os demais valores variam até R$ 17 ou R$ 25. “Optamos por essa tabela de preços para conquistar os clientes. Oferecemos um produto de qualidade, com bastante variedade a um preço bem abaixo do praticado no mercado local”, explicou Selma.
A empresa já possui clientela fiel e a procura só aumenta. O marketing boca a boca tem sido a grande estratégia de promoção do negócios, pois muitos consumidores indicam e recomendam os bolos para outros clientes.
“Ficamos muito felizes com o resultado. Temos muitas pessoas que compraram aqui, voltaram e acabaram indicando para outros conhecidos. Então, essa divulgação boca a boca foi muito positiva e nos surpreendeu”, disse Valéria.
Entre as opções de bolo, a empresa oferece os sabores: macaxeira, leite, milho com requeijão, milho verde, queijo coalho, banana com aveia, ameixa, carimã, maçã com nozes, passas, trigo, mesclado, formigueiro, chocolate, goiabada, laranja, cenoura, limão e coco.
Para festas de final de ano, a empresa também disponibiliza a Taça da Felicidade, sobremesa feita à base de frutas e creme. A empresária informa que as encomendas devem ser feitas com antecedência de pelo menos dois dias.
A Bolos e CIA fica localizada na Rua Gustavo Mesquita, Nº 21 – B–Bairro 31 de Março (ao lado do Supermercado Goiana Expresso). O atendimento é feito de segunda-feira a quinta-feira das 14h às 21h, sexta-feira 8h às 11h e das 14h às 21h e aos sábados das 9h às 21h, sem intervalo para o almoço aos sábados. A empresa também aceita encomendas de bolos, tortas e cupcakes que podem ser feitas pelos telefones de contato: 99151 – 6132 / 98113 – 7541.  (Wattsapp) e 98105 – 6482. E pela internet: www.facebook.com/bolos-e-cia ou no instagran @boloseciabv.
PERFIL
Nome Completo: Valéria Jorge Bezerra Estado Civil: Solteira Idade:28 anos Filhos: dois filhos (Ana Júlia Bezerra, seis anos e Ana Clara Bezerra, quatro anos).
Por que investir em Roraima? Nós recebemos um convite para vir morar aqui em Roraima e então, aceitamos. Ao chegar, vimos que não havia muitas empresas que trabalhavam nesse ramo. Por essa carência, decidimos abrir a Bolo e Cia. Acreditamos que vale a pena investir no Estado.
Momento inesquecível: São vários…. mas para mim, o nascimento das minhas filhas e para minha mãe, o nascimento dos seus netos, que já somam  cinco no total.
O melhor da vida empresarial é: É ver a satisfação dos clientes, perceber que eles gostam do produto, que compram, voltam e indicam para outras pessoas.
O que é ser empreendedor: É ter coragem.
Qual o segredo para fidelizar o cliente? Primeiro é oferecer um produto de qualidade. Depois, ter um bom atendimento e ainda um preço abaixo do praticado pela concorrência.
Que conselho você daria para quem quer iniciar seu próprio negócio? É preciso ter muita disposição e estar preparado para enfrentar os desafios que aparecem, porque há dias que são bons, mas também dias que são difíceis.
Qual o diferencial da sua empresa? A qualidade dos nossos produtos, o preço e a variedade de sabores com quase vinte opções.
Qual sua próxima meta? Abrir uma filial. Estamos apenas começando, mas já pensamos nisso.
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