Entretenimento

Fãs anseiam estreia do novo filme e exibem coleções

No Brasil, a franquia ‘Os Caça-Fantasmas’ possui milhares de fãs e até hoje fatura alto no mercado de coleções

Esta semana foi divulgado na internet o tão esperado trailer de ‘As Caça-Fantasmas’ (Ghostbusters), com estreia prevista para o próximo dia 14 de julho.

Dessa vez, o novo reboot de um dos filmes mais clássicos das telonas irá ganhar uma equipe formada apenas por mulheres, com as atrizes Kristen Wiig, Kate McKinnon, Leslie Jones e Melissa McCarthy, sob a direção de Paul Fieg.

O ator Chris Hemsworth também está no elenco como o secretário das Caça-Fantasmas e Dan Aykroyd, Bill Murray, Ernie Hudson, Annie Potts e Sigourney Weaver, todos dos filmes originais, farão participações especiais.

Feig diz que sua ideia é fazer um filme mais assustador que o original, mas manter a comédia. Katie Dippold – corroteirista de ‘As Bem Armadas’ – ao lado de Feig, reescreveu com ele o roteiro. Recentemente foi divulgado que Charles Dance (o Tywin de Game of Thrones) terá um papel misterioso no filme.

No Brasil, a franquia ‘Os Caça-Fantasmas’ possui milhares de fãs e até hoje fatura alto no mercado de coleções.

Miniaturas do modelo Ectomóvel, por exemplo, são bastante valorizadas, tendo uma grande variedade de marcas e tamanhos, de 1:64 a 1:18.

A Hot Wheels fabricou um grande número de carrinhos do Ecto-1 e a marca Pop Funko também criou modelos dos personagens principais, inclusive do Ectomóvel.

Já a empresa Lego fabricou blocos de montar baseados no Ecto-1 e bonecos de Venkman, Stantz, Egon e Winston.

Em Roraima, alguns fãs também colecionam os produtos da franquia, um deles é a empresária Ana Maria, que possui um modelo do Ecto-1 e se orgulha bastante de sua aquisição.

“Consegui uma miniatura do Ecto-1 da série mainline da Hot Wheels com muita dificuldade, pois a peça é bastante rara no cenário do colecionismo. Na verdade, até se encontra, mas o investimento é alto. E para adquiri-la é preciso se identificar bastante com seu tema e significado no universo da cultura pop”, comentou.

Outro fanático pelo tema é também o empresário Alexander Costa, que mantém em seu acervo modelos diversos do Ectomóvel.

“Adoro Os Caça-Fantasmas, durante minha adolescência presenciei o sucesso do filme, desde então venho colecionando diferentes produtos temáticos e o Ecto se destaca como um dos itens mais queridos e raros do colecionismo mundial”, destacou.

CURIOSIDADES

A franquia Os Caça-Fantasmas foi criada em 1984, desde então, teve uma continuação em 1989, desenhos animados e videogames. O filme arrecadou cerca de 291 milhões de dólares, além de 50 milhões de dólares com a peça teatral, tornando-se o segundo filme em arrecadação do ano. O Instituto Americano de Filmes o ranqueou como 28° em uma lista das 100 melhores comédias de todos os tempos.

ECTOMÓVEL

O Ectomóvel ou Ecto-1 é a viatura de emergência dos Caça-Fantasmas, um Cadillac Miller-Meteor Ambulance Fleetwood de 1959, que tornou-se um símbolo da franquia, sendo usado no segundo filme. Foram usados três Ecto-1 para as gravações. 

Fora comprado pelo Dr. Ray Stantz pelo modesto valor de US$ 4.800, em péssimo estado, mas segundo Stantz, necessitava apenas consertar poucas coisas (forro, anéis de pistão, câmbio, suspensão, freios, setor-de-direção, parte elétrica, silencioso, para-choques e outras bobagens). De preto passou a ser branco com detalhes vermelhos e Ray o equipou com os dispositivos de trabalho do grupo.

SINOPSE DE AS CAÇA-FANTASMAS

Na trama no novo filme, Wiig e McCarthy são autoras de um livro pouco conhecido que afirma que fantasmas são reais. Depois de anos, quando a personagem de Wiig consegue uma prestigiada vaga como professora na Universidade de Columbia, seu antigo livro reaparece e ela vira piada no meio acadêmico – até que fantasmas de verdade invadem nosso mundo.