Entretenimento

Festival de fotografia vai realizar 19 exposições com mais de 500 imagens

A 1ª edição do Fest Foto Amazônia vai acontecer de quinta a domingo da próxima semana e as exposições fotográficas estarão espalhadas por nove locais em Boa Vista

Os profissionais e amantes da fotografia devem marcar em suas agendas o período de 26 a 29 de novembro. Essas datas foram agendadas para acontecer em Boa Vista a primeira edição do Festival de Fotografia da Amazônia (Fest Foto Amazônia), com uma programação recheada de atrações como exposições, mesas redondas, varal fotográfico, maratona e oficinas.

O Festival vai receber trabalhos de fotógrafos de Roraima e de outros estados do país expondo obras de forma convencional, digital e projetável. São 540 fotos para apreciação e discussão além de uma exposição de máquinas fotográficas que vão integrar o evento e ocupar vários espaços de Boa Vista.

Para expor todo o trabalho dos profissionais, os organizadores conseguiram o apoio de diversas instituições para receber as exposições. Serão nove locais onde haverá exposição: Livraria Saber, Palácio da Cultura, Teatro do Sesc, UFRR, União Operária, Bosque dos Papagaios, Centro Multicultural Orla Taumanan e nos dois shoppings da cidade.

O EVENTO
O Fest Foto Amazônia é resultado da união de quatro amigos, que atuam em áreas totalmente distintas uma das outras, mas que possuem uma paixão em comum: a fotografia.

Uma delas é a engenheira e funcionária pública, Conceição Escobar, que recebeu a FolhaWeb para nos contar sobre essa novidade e como será desenvolvido o evento. Além dela, participam da organização do festival, o livreiro e jornalista Antônio Bentes, o dentista Marcelo Camacho e o fotógrafo J. Pavani.

Conceição revelou que todos eles desenvolvem atividades ligadas à fotografia e que separados pensavam em realizar uma programação especial em Roraima voltada ao tema. Foi numa dessas conversas entre eles que foi batido o martelo para organizar o primeiro evento, que promete não ficar apenas nessa edição.

O formato do festival inclui momentos voltados especificamente para os profissionais e aos amantes da fotografia com a realização de oficinas e mesas redondas. Mas o público de um modo geral terá também a chance de participar tanto com a visitação às exposições fotográficas, como se capacitando nas oficinas e expondo fotos no concurso Instagram, na maratona e no varal fotográfico que acontece no último dia do evento.

Os organizadores do festival destacam que o principal objetivo da iniciativa é reverenciar o tema Amazônia.

EXPOSIÇÕES
Nazaré do Mocajuba – Alexandre Sequeira
Fluido Sertão – Álvaro Severo
Imagens Humanas – João Roberto Ripper
Pantanal Selvagem – Mike Bueno
Repórter de Agência – Paulo Whitaker
Foto-Fractal – Marcelo Castilha
Tepequém – Adilson Brilhante
BR-174 (história da construção da rodovia por meio da fotografia) – Ma´rio Severo Ávila
Caixa Mágica – Antônio Bentes
Jardins de Makunaima – Jorge Macedo
Cidades Invisíveis – JPavani
Estelar – Inaê Brandão
Ver as aves – Marcelo Camacho
Dança Insólita – Marcelo Seixas
Abstrato Amazônico – Wank Carmo
Universo do silêncio – exposição coletiva alunos surdos
Entre vidas – Amazonas e Valle do Rio Branco – Acervo Família Zouein
Retratos do Baixo Rio Branco – sob a ótica de mulheres ribeirinhas
Fragmentos de Roraima – exposição do Fotoclube Roraima (FCRR)

LOCAIS E DATAS
Festival: 26 a 29 de novembro de 2015

Exposições: 26 de novembro a 11 de dezembro de 2015
Locais:
Livraria Saber
Palácio da Cultura Nêne Macaggi |
Centro Multicultural – Orla Taumanan  |
Sesc Mecejana – Galeria Francro Melchiori |
Pátio Roraima Shopping |
União Operária  |
Bosque dos Papagaios|
Roraima Garden Shopping |  Livraria Saber  |
Universidade Federal de Roraima – UFRR

Para saber detalhes de cada exposição, só acessar o link aqui.