Foi sorteada ontem (04) a ordem de apresentação dos 22 classificados para a 6ª edição do festival Canto Forte. As eliminatórias ocorrem nos dias 19 e 20 de novembro e a grande final será no dia 21 no auditório do CAF, na UFRR, com entrada franca.
O sorteio foi realizado com a presença de todos os artistas no Palácio da Cultura. As canções passaram por uma pré-seleção, onde a comissão julgadora é composta por quatro profissionais.
Segundo o coordenador do festival, Joemir Guimarães, os critérios para vencer o festival são boa letra e melodia. “A música deve transmitir a identidade da música roraimense com tema livre, o compositor pode abordar o que a inspiração lhe trouxer e todas as músicas que participam do festival são aptas a vencer esse concurso, que apresenta os mais variados estilos, desde o forró, o boi-bumbá e o samba ao rock”, relata.
O Festival existe desde 2010. O nome “Canto Forte” é o título de uma das músicas de Joemir.
“A música, acima de tudo deve, mostrar a força das melodias e a garra dos intérpretes que se apresentam para um público cada vez maior e submetem-se à avaliação da comissão julgadora composta por cinco membros com um vasto conhecimento na área Lítero-Musical”, ressalta.
Classificada em todos os festivais que se inscreveu, Cláudia Lima é uma das intérpretes que irá se apresentar. “Eu participei em quase todas as edições e pude conferir como o festival tem se consolidado e se transformado num espaço para o artista divulgar sua música”, comentou.
João Barros se inscreveu e foi selecionado pela segunda vez como compositor e intérprete. “É uma oportunidade para os músicos lutarem pelo seu espaço, sem falar que é uma forma de remeter aos antigos festivais que já consagrou tantos artistas”, comentou.
Confira a ordem:
Na primeira noite:
Minha aldeia – João Aroma e Elias Venâncio
No papel Boa Vista – Sousa Filho e João Barros
Alma Nordestina – Chirley Cantoria
Macunaimou – Francélio Parente
Canto vivo – Ricardo Nogueira
Amor por Roraima – Zerbine Araújo
Pesadelo Amazônico – Paulo André
Linda cidade – Jair Amazonas
Rosa Morena – Marcos Terra
Plagiando a velha guarda – Beto do Cavaco
Ensinamentos – Edgar Borges
Na segunda noite:
Eclipse do Amor – Rainei Prestes
Fronteira – Jéssica Stephens
Tarde demais – Rubens Ribeiro
Pronto pra desafiar – Lionella Oltia
Meu canto de amor por Roraima – Zanny Adairalba
Agora é o fim – Leonardo Felipe
Amores em declínios – Silvangelica Dutra
O tempo e o palco – Argemiro Garcia
O jornal – Silvio André
Canto – Hugo dos Prazeres e Bebeco Pujucan
Pisero – Lucio Antônio