Entretenimento

Festival procura nova voz de Roraima

Inscrições podem ser feitas até o dia 23 de outubro e podem ser efetuadas no Palácio da Cultura, em horário de expediente

Há seis anos, o músico e compositor Joemir Guimarães teve a ideia de criar um festival, nos moldes dos Grandes Festivais da televisão dos anos 70 e 80. Com inscrição de músicas, seleção, e fases classificatórias, com prêmios, a proposta é incentivar os novos talentos musicais, poetas e compositores esperando a oportunidade de mostrar o talento e trabalho.

Em sua 6ª edição, o Festival já faz parte do calendário cultural do estado, e se consolidou por lançar novos nomes da música como Leka Denz e Jéssica Stephens, primeiro e segundo lugar da última edição realizada em maio de 2014. Leka interpretou a música “Lindo”, de George Farias e João Aroma e Jéssica cantou “Fruto do Bem”.

Esse ano, os intérpretes e compositores irão apresentar para um público e se submetem à avaliação da comissão julgadora, composta por cinco membros com um vasto conhecimento na área musical. Para Joemir Guimarães, o evento espera atrair um público de mais de 3 mil pessoas em todos os dias de seleção e da grande final, que será realizada nos dias 19, 20 e 21 de novembro, no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

“Após o sucesso das edições anteriores, a expectativa é atrair um número ainda maior de pessoas que apreciam e gostam de música autenticamente feita em Roraima. A intenção dos organizadores é valorizar a diversidade cultural dos nossos estilos musicais”, relata.

O projeto é patrocinado pela empresa REC Distribuidora, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Governo do Estado de Roraima. O nome “Canto Forte” é o título de uma das músicas do compositor e coordenador geral do festival, Joemir Guimarães. “Nossa proposta é promover espetáculos de qualidade com muita emoção e diversão para o público e hoje, já somos considerados um dos eventos musicais mais diversificados”, conta ele.

Regulamento

Para obter mais informações, os interessados podem fazer o download do regulamento do festival no site secult.rr.gov.br. Entre os critérios para a participação, o compositor e intérprete deverá ter idade acima de 16 anos, as músicas devem ser de língua portuguesa.  Cada Autor e cada intérprete só poderão concorrer com uma música e ter no mínimo um ano de residência fixa no estado de Roraima, apresentando comprovante de residência atual e de um ano atrás.

A música deverá ser inédita até a data de sua inscrição no festival e para ser inédita, a música não poderá ter sido apresentada em espetáculo público, festivais, tampouco editada em CD, DVD ou veiculada nos meios de comunicação incluindo internet.

Serviço
Festival Canto Forte
Data: 19, 20 e 21 de novembro
Local: CAF – UFRR
Entrada Franca