Pela primeira vez, Roraima teve um filme selecionado para a Mostra Brasil do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que será realizado no período de 24 de agosto a 4 de setembro. “Fronteira em Combustão”, dirigido por Thiago Chaves Briglia.
O curta-metragem foi um dos 622 brasileiros inscritos e 127 escolhidos para a programação desta edição, que tem como tema “O Estado do Mundo” e destaca filmes que tratam de questões sociais, políticas e comportamentais que estão presentes em nosso dia-a-dia, como a censura e a liberdade de expressão, imigrações e a xenofobia, os direitos e a violência contra as mulheres, a acessibilidade e a inclusão das diferenças.
Obra leva o espectador para o extremo norte do Brasil, numa cidadezinha que faz fronteira com a Venezuela. Lá mora Gilberto, que está desempregado, é convidado por seu vizinho, Ruba, para “puxar” gasolina do país vizinho. O negócio parece rentável, mas a família de Gilberto pressente o pior.
SOBRE O FESTIVAL
Esse ano, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo chega à sua 27ª edição. O evento dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, com a chancela do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras, exibirá cerca de 400 filmes de mais de 60 países e 18 estados brasileiros em sete salas de cinema da capital paulista.
SERVIÇO
27º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO
Data: 24 de agosto a 4 de setembro (Entrada gratuita)
Locais: Museu da Imagem e do Som, CineSesc, CINUSP, Espaço Itaú Augusta, Cinemateca Brasileira, UNIBES Cultural, Centro Cultural São Paulo e Circuito SPCine de Cinema
Informações: www.kinoforum.org/curtas e www.facebook.com/kinoforum