O grupo de dança Les Unique apresentou duas novas coreografias que farão parte do espetáculo anual do grupo, que acontece em outubro. A apresentação aconteceu no Complexo de Artes do Instituto Federal de Roraima (IFRR), durante reunião com a imprensa.
O trabalho de preparação do grupo encerra com o Encontro de Ritmos que acontece no dia 9 de outubro, no Teatro Jaber Xaud, Sesc Mecejana, às 20h.
O tema este ano será “Circo”, e os ingressos custam R$ 10 (meia entrada), e R$ 20 (inteira). O intuito do evento é integrar a sociedade e disseminar a cultura e o desenvolvimento artístico no Estado.
Segundo o professor de dança de salão e coreógrafo do Les Unique, Orlando Marinho Júnior, há uma proposta diferente na execução, que traz inovações artísticas.
“Nós trabalhamos com fusões, experimentações e misturas. Absorvemos outras manifestações de movimento, de formas de arte como, por exemplo, elementos esportivos. Criando assim uma roupagem inédita”, explanou sobre o trabalho.
Uma das dançarinas, Milibeth da Costa, falou que sempre gostou e confessou ser apaixonada pela dança. “Costumo dizer que faz bem à alma. Chegamos ao ensaio pela manhã com preguiça e sono. Por outro lado, saímos animados com vontade de continuar o dia, é inexplicável, incrível”. Além disso, enfatizou o trabalho que o professor faz. “Misturar a música clássica com outros ritmos é muito interessante. É ótimo, me sinto alegre em fazer parte”, completou a integrante.
O GRUPO – Foi criado em 2011, pelo próprio Orlando, e tornou-se realidade pela parceria com a professora de educação física, Alexsandra Paz. 2015 é o seu segundo ano como projeto social do IFRR. O objetivo é fomentar o crescimento pessoal e profissional dos adolescentes e adultos que fazem parte do projeto, priorizando o compromisso com o processo de ensino aprendizagem.
“A proposta dessa ação é ensinar atitudes que o mercado de trabalho irá cobrar, como por exemplo, compromisso, responsabilidade, foco e atitude. Eu descobri que consigo passar essas características utilizando a dança como ferramenta lúdica. E tem funcionado”, informou o professor, com expressão de seriedade.
INSCRIÇÕES – Para fazer parte da equipe em 2016, é necessária inscrição, prorrogada até o dia 28 de outubro, pelo número telefônico: 99972 – 5039. Vale ressaltar que a instituição emite certificado aos alunos participantes, com a carga horária superior a 100 horas. Além disso, dá acesso a diversos elementos históricos e teóricos sobre o tema, assim como o cunho técnico. Segundo Orlando, é uma forma de ensinar por meio da arte. “São duas faces, a profissionalizante e também a cultural. Acredito ser uma maneira divertida de aprender”, ressaltou.
Falou ainda, que se sente muito recompensado e feliz. “Os estudantes que trabalham aqui são muito talentosos. O resultado está sendo alcançado. Nós produzimos durante o ano e começamos a expor agora, e da mesma forma será nos próximos anos. A cada turma são realizados ensaios durante os três primeiros bimestres, e no último são feitas as apresentações”, concluiu o professor.