Em comemoração ao Dia das Crianças, no próximo domingo, 11, o grupo Locômbia Teatro de Andanças apresentará o espetáculo Mar Acá, a partir das 19h, no espaço Circular Malokômbia, localizado na Rua Noel Rosa, bairro Santa Cecília. A entrada é um quilo de farinha de trigo.
Segundo a atriz Beatriz Brooks, membro da companhia, no mês de outubro o grupo ainda realiza apresentações nos municípios de Bonfim, Pacaraima e Cantá e continuará viagem para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, visitando a cidades de Cuiabá e Campo Grande.
O espetáculo “Mar Acá” combina elementos da mitologia Latino-Americana, realçando a cultura ancestral de uma forma poética. Com mímica, dança, objetos e musica ao vivo, a apresentação conta a maravilhosa aventura do Llamichu, original palhaço Ameríndio das cordilheiras dos Andes no Peru, arreando aos belos animais andinos Llamas, sendo envolvido em diversas situações com personagens que o atravessam.
Utilizando uma linguagem gestual, a peça trata da transformação cultural sofrida pelos ameríndios, tem cunho ecológico e valoriza a diversidade cultural.
TEATRO NA FRONTEIRA
O projeto de circulação “Compassos em Silencio” Prêmio Funarte de Teatro Miryam Muniz 2014, comemora 29 anos de trabalho teatral continuo do grupo Locômbia Teatro de Andanças realizando apresentações teatrais, oficinas e rodas de prosa por cinco estados situados na faixa de fronteira, em Estados da Região Norte e Centro-Oeste (Roraima, Acre, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).
Durante a turnê o grupo apresenta o espetáculo Mar Acá direcionado para todo público e inspirado na mitologia indo-americana; as apresentações são realizadas em espaços culturais, pontos de cultura, comunidades indígenas, escolas públicas, universidades e teatros.
LOCÔMBIA
O Locômbia Teatro de Andanças é um grupo teatral que desenvolve trabalhos nas Artes Cênicas. as suas montagens são criadas com uma linguagem Gestual e não verbal e com dramaturgia própria.
Inspiram se em situações da vida cotidiana, na literatura e nas tradições da cultura popular como também na linguagem clássica das danças da Índia.
O grupo iniciou seu trabalho profissional no ano de 1984, na Colômbia no meio do auge do movimento de teatro de dramaturgia coletiva e o Teatro de Rua.
Durante 15 anos, o grupo visitou diferentes culturas, ministrando oficinas de teatro e participando de cursos, festivais se apresentando em países da América, Europa Ásia e África. Durante cinco anos o grupo permaneceu na Índia aprendendo Odissi (Dança Clássica da Índia e Pakawaj (instrumento de percussão de Odissi)