Entretenimento

Higiene pode reduzir riscos de pneumonia

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo

Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

De acordo com o cirurgião dentista João Batista, uma boa higiene bucal é primordial para evitar doenças, inclusive a pneumonia. Segundo ele, uma limpeza diária diminui o desenvolvimento de problemas que podem acarretar uma gripe, ou resfriado.

“Além da escovação diária dos dentes, é importante ter um cuidado com a alimentação, evitar o fumo e bebida alcoólica. Esses itens têm relação direta com a saúde bucal e do organismo”, disse.

Estudos científicos também comprovam que a saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo.  As más condições de higiene bucal podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades (ou agravá-las), principalmente doenças cardiovasculares e diabetes.

Pesquisa da Yale

Novas pesquisas da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale descobriram alterações nas bactérias bucais precedendo o desenvolvimento de pneumonia nos pacientes hospitalizados. Após estudar 37 participantes no período de um mês, Samit Joshi, M.D., chefe do estudo, concluiu que alterações nas bactérias bucais podem influenciar o risco que uma pessoa tem de desenvolver pneumonia.

A equipe de pesquisa descobriu que pacientes em ventilação forçada, que contraíram pneumonia, experimentaram uma alteração significativa nas bactérias bucais antes de ficarem doentes. Embora sejam necessárias pesquisas adicionais para ligar de maneira definitiva as bactérias bucais com a pneumonia, outros estudos associaram a saúde bucal com doenças respiratórias.