Dados oficiais apontam que mais de 40 mil venezuelanos vivem em Boa Vista atualmente. Para fugir da crise humanitária instalada em seu país, estima-se que, por dia, 800 entrem em Roraima. A maioria dessas pessoas vive nas ruas ou em abrigos improvisados, em flagrante risco social.
Com o objetivo de conscientizar as pessoas contra a xenofobia e oportunizar um espaço para que os venezuelanos também frequentem as atividades religiosas, a Igreja Betesda realiza neste domingo, 25, a partir das 19 horas um culto bilíngue celebrado em português e espanhol. O evento será realizado na sede da igreja localizada na Rua Raimundo Aciole Cavalcante, 56, no bairro Aparecida.
O evento trata-se de uma celebração onde novos fiéis possam participar e se sentirem mais acolhidos. A ideia é que este seja o primeiro de uma série de cultos destinados aos refugiados.
Durante o evento serão abordados temas como amor ao próximo, solidariedade, fé e esperança em dias melhores.
“A chegada dos venezuelanos mudou o cenário da nossa cidade, e muitos deles procuram pelas atividades religiosas e se sentem excluídos devido a barreira da língua, pensando nisso, resolvemos oferecer um culto com tradução simultânea, ele será ministrado pelo pastor Márcio Rosa, com uma intérprete que irá reproduzir o culto também em espanhol. Estamos em época de acolher e abraçar nossos irmãos imigrantes”, disse Fran Grana, presbítera da Igreja Betesda.
Além do culto, a Igreja também tem ações de solidariedade para os venezuelanos onde recolhe doações como roupas, produtos de higiene e alimentos que são distribuídos em abrigos e praças onde os refugiados estão alojados.
“Desde que nós percebemos a necessidade e a importância da inclusão dos venezuelanos em todos nossos eventos e celebrações, temos buscado melhorar e trabalhar com excelência para sermos uma igreja bilíngue”, informou.
Serviço
Culto Bilíngue
Data: 25 de fevereiro
Hora: 19 horas
Local: Igreja Betesda
Endereço: Rua Raimundo Aciole Cavalcante, 56, Aparecida