As inscrições para aulas de arte circense estão abertas e serão ministradas por Leonildo de Assis Silva, popularmente conhecido como o palhaço Léo Malabarista, pioneiro no Estado.
O curso promovido pelo Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) é voltado para a arte circense, que são artes realizadas por palhaços, malabaristas entre outros.
Segundo a coordenadora pedagógica Rosely Fernandes, o curso com 120 vagas vai contemplar técnicas de malabarismo, equilíbrio e arte do palhaço. As aulas ocorrem nas manhãs e tardes das quintas e sábados.
“Serão seis turmas, sendo três pela manhã e três à tarde, cada um com, no máximo, 20 alunos. As aulas vão iniciar quando houver dez alunos por turma”, disse Rosely, ressaltando que o curso é destinado à faixa etária de 7 a 17 anos.
Cada aula terá duração de uma hora. Pela manhã, será das 9h às 11h, e à tarde, das 15 às 18h. Para se matricular, os interessados devem procurar o Centro de Convivência, localizado na avenida Ataíde Teive, 1.370, bairro Buritis.
Conforme detalhou a coordenadora, o curso passará a ser uma das modalidades culturais ofertadas pelo centro. “O projeto é do palhaço Léo Malabarista, que o apresentou ao polo e vimos como a forma de resgatar a arte circense”, ressaltou.
Há mais de quatro décadas no mercado circense, Léo Malabarista veio do Nordeste e está há 36 anos em Roraima levando alegria e diversão para a criançada, não deixando a arte circense morrer, diante das novas tecnologias.
Ele nasceu no circo e, quando criança, no estado de São Paulo, teve a oportunidade de se aperfeiçoar na Escola Piolhinho de Artes Cênicas. Léo Malabarista conta que para dominar a arte circense é preciso se dedicar, pois a prática leva à perfeição.