Entretenimento

Itaú Cultural faz homenagem a artista da região norte

Dona Onete, a Rainha do Carimbó Chamegado é a homenageada

De 15 de março a 18 de junho, a essência da cultura e ancestralidade que emanam dos cerca de 1,3 milhões quilômetros quadrados do Pará se concentra em São Paulo, em uma área de 117 metros quadrados no térreo do Itaú Cultural. Ocupação Dona Onete, 58ª desta série, é dedicada à cantora e compositora conhecida como Rainha do Carimbó Chamegado, também vista como representante da vida, encantarias, sincretismo e costumes paraenses exaltadas nas letras de suas canções e vestuário nos palcos de todo o Brasil e no exterior.

A Ocupação reúne cerca de 120 itens e aprofunda o público na sua rica e movimentada trajetória. São fotos – muitas do acervo da família –, vídeos, audiovisuais, músicas e manuscritos seus, originais e inéditos, depoimentos dela própria, de seus amigos, companheiros de música e familiares. Artistas paraenses participam da mostra a convite do Itaú Cultural: o coletivo Kambô com uma intervenção na bandeira do Pará – exposta em tecido e em realidade aumentada acessível por meio de um aplicativo que pode ser baixado ali mesmo – e duas fotógrafas, Nay Jinknss e Marise Maues; cada uma apresenta quatro imagens que traduzem o seu olhar sobre o próprio território.

Para o público de fora de São Paulo, é possível conhecer mais sobre a homenageada e a exposição por um vasto material virtual em vídeo, textos e fotos que ficará disponível no site do Itaú Cultural, visitas on-line e uma publicação com receitas de comida paraense que ela faz, os caminhos dos afetos dela em Belém, entre outros por meio do link https://www.itaucultural.org.br/