RAISA CARVALHO Editoria de cultura [email protected]
Uma iniciativa realizada por cinco jovens permite a possibilidade de exercitar a criatividade por meio de uma página no facebook. Com o Poetizando, eles desenvolverem a habilidade de expressar suas necessidades, interesses e pensamentos. Uma forma de estimular a reflexão e debates sobre os assuntos dessa faixa etária.
Os assuntos em comum são rotina, o amor jovem, sentimentos de dúvida e vários outros temas que em poucos instantes viram arte. O Poetizando é criado pelos estudantes Karoll Gomes de 19 anos, Raniere Carvalho de 21 anos, Ivana Araújo 18, Nara Michelly, 18 e Yamilla Ribeiro de 18 anos.
Eles se reuniram em um propósito, divulgar sem compromisso poemas e versos nas redes sociais juntos com desenhos artísticos e fotografias próprias. Seu foco principal é a arte figurativa e realista, sendo um espaço para debates e também para a experimentação artística.
Eles se reuniram em um propósito, divulgar sem compromisso poemas e versos
O maior desafio consiste em mostrar as oportunidades e apostar na capacidade dos jovens para realizar as suas ideias artísticas. Cada frase, cada linha e todas as publicações têm um único propósito: conduzir o leitor aos caminhos, sentimentos e ansiedades vividos por esses três estudantes.
Seu foco principal é a arte figurativa e realista
Os jovens querem, cada vez mais, se envolver. O desejo que têm de participar na vida, bem como de emitir sua opinião sobre as questões da vida, é relevante e de extrema importância no surgimento de novas ideias e visões de mundo. “A ideia é fazer do facebook um espaço de divulgação da cultura, uma forma gratuita e simples de passar a mensagem da arte” explica Karoll Gomes. Ela é responsável pelas edições da página, e fez o convite para os outros amigos participarem do poetizando.
Raniere, Karoll, Nara, Yamilla e Ivana formam o Poetizando
“Cada um tinha uma ligação com a arte, eu escrevo contos, os outros gostam de poesia, os outros são mais ligados a desenhos” relatou Ivana.
O método de hoje é mais interativo e diretamente ligado às redes sociais. As formas mais criativas de envolvimento relacionam-se à expressão por meio de imagens, músicas, desenhos, versos e fotografia.
“Cada um expressa da forma que acha melhor, se eu tenho mais vocação para os desenhos e caricaturas eu exploro isso, a ideia é dar espaço para artistas desconhecidos” comentou Raniere. A página criada em dois meses, já possui mais de 1.500 seguidores.
Yamilla e Nara são as fotógrafas do poetizando, imagens que mostram um olhar novo para Boa Vista. “As imagens se unem com o poema, e em harmonia buscam seu objetivo principal que é a arte” comentou Nara. “Eu me sinto mais inspirada para escrever quando estou muito feliz ou muito triste, assim os versos surgem com mais facilidade” comentou Yamilla.
Quer conhecer a página? Acesse Poetizando no facebook.