O livro “Cannabis no Vale do Rio Branco: Rotas e difusão histórica no Norte da Amazônia” foi o tema central do episódio mais recente do Podcast Coffee Pub, apresentado pela jornalista Marleide Cavalcante.
Dois dos quatro autores da obra participaram da conversa: Reinaldo Imbrozio, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e André Augusto da Fonseca, da Universidade Estadual de Roraima (UERR). A obra também contou com a colaboração de Silvio Romério Briglia Ferreira, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), e Artur Camurça Citó, também do INPA.
O livro é um ensaio exploratório que busca investigar duas rotas históricas da introdução e difusão da Cannabis (tanto psicoativa quanto não psicoativa) no extremo norte da Amazônia Brasileira. A primeira rota, chamada de Rota Essequibo-Rupununi, teria sido protagonizada por povos vinculados à escravidão e à exploração econômica das colônias europeias, passando pelas regiões fronteiriças com o Brasil. A segunda, a Rota Amazonas-Negro, envolveu populações indígenas, mestiças e negras que tiveram sua história marcada por povoados coloniais ao longo do Rio Branco.
Durante o podcast, Reinaldo Imbrozio compartilhou a origem do projeto e como ele começou de forma inesperada.
“A obra surgiu de forma despretensiosa. Cada autor dialogava separadamente até que, depois de muito conversarmos, nos unimos e começamos a bater papo sobre o tema. Cada um dentro da sua linha de atuação. No dia 14 de dezembro de 2023, eu estava comentando com um aluno de mestrado da UFRR, o Artur, sobre a ideia de produzir um artigo sobre a difusão da Cannabis no Vale do Rio Branco, já que não havia nada escrito sobre isso. E ele me desafiou dizendo: ‘Eu duvido que você consiga escrever.’ No dia 15 de dezembro, comecei a escrever. Então, esse desafio e a troca de expertise foram essenciais para o projeto”, comentou.
Já André Augusto da Fonseca destacou a característica interdisciplinar da obra. “O interessante desse livro é que ele integra diferentes áreas de estudo. Temos paixão por Roraima e pela Amazônia, e as trocas entre história, geografia, ciências ambientais e etnologia resultaram em um trabalho interdisciplinar. Há algum tempo eu queria fazer algo junto com o Imbrozio, que, inclusive, receberá o título de Doutor Honoris Causa na UERR no dia 25 de outubro”, disse.
O lançamento oficial do livro “Cannabis no Vale do Rio Branco” será no dia 25 de outubro, às 19h, na Cafeteria Podcast Coffee Pub, localizada no bairro Paraviana. O evento contará com a presença dos autores e será aberto ao público. Para mais informações, acompanhe as redes sociais @podcastcoffepub e @podcaststudiocoffee, além do canal no YouTube: @podcastcoffeepub7484.