A merendeira Lenny Matos, que atua no Núcleo de Creches Centenário, foi selecionada para participar do reality show nacional “Vida de Merendeira”, que estreia nesta quinta-feira (9) às 19h (horário local), no canal Sabor & Arte, no YouTube. Lenny, que encanta diariamente os pequenos com sua culinária e carinho, foi selecionada entre 300 mil candidatas de todo o Brasil com sua receita de “Paçoca Nutritiva”, uma iguaria servida nas escolas.
O programa promete não apenas entreter, mas também destacar o papel fundamental das merendeiras na promoção de uma alimentação saudável no ambiente escolar. Com gravações na cidade do Rio de Janeiro (RJ), serão oito episódios repletos de emoção, mostrando como uma refeição balanceada pode influenciar diretamente no desempenho dos alunos em sala de aula.
Para Lenny, ser uma merendeira vai muito além de preparar alimentos. É um ato de amor e dedicação que ela pratica há seis anos, proporcionando não apenas nutrição, mas também afeto aos pequenos estudantes. “Ser merendeira para mim representa a vida. A gente acorda cedo, deixamos nossos filhos em casa para alimentar e cuidar dos filhos de outras pessoas, que também acabam se tornando os nossos”, compartilhou.
Em meio à ansiedade e expectativa para vivenciar essa nova experiência, Lenny expressa sua gratidão por representar Boa Vista em um programa de alcance nacional. “Me senti muito privilegiada por ser uma das selecionadas. Pretendo levar muita alegria, falar um pouco da nossa culinária local e mostrar para todo o Brasil que temos uma merenda de qualidade”, ressaltou.
O que é a paçoca nutritiva?
Na primeira etapa de seleção do reality, merendeiras fizeram receitas que levavam ingredientes de suas regiões. E para Boa Vista, não teria outra estrela a ser escolhida, a não ser a tradicional paçoca. Porém, nas escolas, a receita ganhou ‘novos ingredientes’, que tornam o prato mais nutritivo.
Daí o nome, Paçoca Nutritiva! Ao contrário da receita já conhecida pelos roraimenses, na merenda, o preparo leva cebola, beterraba, cenoura, charque, couve manteiga, farinha de batata-doce e farinha de mandioca, deixando o prato mais encorpado e com um sabor único.
Benefícios para o desenvolvimento das crianças
De acordo com a nutricionista Lusyanny Parente, a ideia do prato é unir o tradicional da cultura roraimense ao que é recomendado pelos especialistas para alimentação das crianças pequenas, garantindo uma refeição saborosa e rica do ponto de vista nutricional.
“Temos a beterraba e cenoura raladas, hortaliças que possuem vitaminas e minerais, tais como vitamina A, vitamina C, ácido fólico, potássio, magnésio e fibras. Também contém farinha de batata-doce, rica em vitamina A, C e complexo B. São nutrientes essenciais para o crescimento das crianças, garantindo o desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem”, explicou.