Entretenimento

Museu Temporário do Carnaval relembra história da festa em Boa Vista

Exposição exibirá registros fotográficos e audiovisuais dos antigos carnavais

Foliões do Carnaval 2015 terão um espaço destinado para a história de Boa Vista. O Museu Temporário do Carnaval contará com registros fotográficos e audiovisuais das festas na cidade, com imagens que montam até a década de 40.

O espaço será instalado na Praça das Águas, próximo ao Portal do Milênio, com entradas abertas ao público, durante todo o evento de Carnaval, das 16h às 23 horas.

São 35 painéis fotográficos que retratam os antigos carnavais de rua no então Território do Rio Branco, desde os primeiros blocos criados por famílias tradicionais da cidade, na década de 40, como o bloco Chitão da família Brasil e o bloco Corsário da família Terêncio Lima e anos mais tarde os blocos Arco Folia e bloco do Pó até os anos 70.

O projeto visa resgatar e socializar a memória cultural dos antigos carnavais e garantir o acesso ao conhecimento, difusão, reconhecimento e preservação do patrimônio cultural imaterial da cidade, além de ampliar a inclusão cidadã da população do município.

“Por meio dos painéis fotográficos, iremos mostrar a população como eram os desfiles dos blocos na avenida Jaime Brasil, centro da cidade, quem foi o músico Peteleco e as pessoas que fizeram parte do Carnaval de Boa Vista”, comentou.

O museu temporário terá ainda fotografias do radialista e apresentador Jaber Xaud e do jornalista Laucides Oliveira, dois grandes incentivadores do carnaval de Boa Vista.

Fonte: Fetec