O que aconteceu com a Nelly Furtado? Relembre a história e hits da cantora canadense

Você pode não conhecê-la, mas já ouviu e até cantou pelo menos um de seus sucessos.

Nelly Furtado no clipe de Say It Right — Foto: Reprodução/YouTube
Nelly Furtado no clipe de Say It Right — Foto: Reprodução/YouTube

Em um primeiro momento em sua carreira, Nelly Furtado tinha tudo o que era necessário para ser uma das maiores pop stars do mundo: versatilidade musical, humildade, parcerias e produtores a seu favor. No início do milênio, quase todos os seus lançamentos eram aclamados pela crítica.

Com um disco de platina dupla, o álbum de estreia Whoa, Nelly! (2000) tinha hits como “I’m Like a Bird” — que rendeu a ela um Grammy de melhor performance musical feminina — e “Turn Off the Light”. Nelly era definitivamente uma A-lister do pop.

No segundo álbum, Folklore (2003), com sua imagem ainda muito presa à “I’m Like a Bird”, ela vendeu menos discos, fazendo sucesso apenas no território europeu e não conseguiu emplacar nenhum hit significativo.

Nelly, Timbaland e Justin Timberlake — Foto: Reprodução/Internet

Com muita resiliência musical e a habilidade de se manter relevante, a parceria de Nelly com Timbaland no terceiro álbum, Loose (2006), ajudou-a a emplacar oito hits mundialmente. Três deles, “Promiscuous”, “Say It Right” e “Give It to Me” (com participação de Justin Timberlake), atingiram o #1 nos Estados Unidos.

Vendendo mais de 10 milhões de cópias, o sucesso de Loose parecia indicar que Nelly estava no caminho para se solidificar na indústria da música. No entanto, em entrevistas à época, ela compartilhou os desafios de estar em turnê sendo mãe e o medo de ser admirada pela sua imagem e não pela música.

“Eu tive um ataque nervoso no palco. Eu estava fazendo a turnê de Loose e minha filha estava comigo. Eu tinha que ser uma mãe e uma cantora na estrada. Aí eu percebi o quão estressada eu estava quando chorei durante as primeiras músicas do show (…) Eu passava horas em casa, em Los Angeles, só olhando para o chão. Eu me sentia uma fraude, pensando que as pessoas gostavam de mim pela minha imagem e não pela minha música.”

Enquanto Nelly lidava com as dificuldades da fama, Timbaland, a mente e parceria de Nelly no sucesso de Loose, se envolveu com problemas com a justiça, o que desestabilizou a artista.

Em 2009, ela lançou um álbum em espanhol, Mi Plan, que não teve muito sucesso, vendendo apenas 13 mil cópias na primeira semana. Mesmo assim, o trabalho rendeu a ela um Grammy Latino por seu sucesso nos países da América Latina.

Em 2012, Nelly lançou o álbum The Spirit Indestructible, que vendeu apenas 6 mil cópias nos Estados Unidos na primeira semana, ocupando a posição #79 nos charts.

Depois de um hiato de cinco anos, em 2017, Nelly ressurgiu na música com seu álbum de folk, The Ride, que vendeu apenas 1.814 cópias em sua primeira semana. Esse foi o maior fracasso de sua carreira até o momento. Em entrevista à época, Nelly pareceu não se mostrar abalada pelos resultados.

“Eu estive em diferentes cenas e em muitos mercados então eu vejo o mundo da música de um jeito muito global e estou sempre procurando por novos caminhos e oportunidades. Charts não necessariamente significam alguma coisa”

Após seu hiato, ela também compartilhou que sentia falta de viver como uma pessoa normal. “Ficar em turnê com minha filha também me deixava muito cansada. Eu só queria estar em casa (…) Eu não estava preparada para tudo que a fama ia trazer. Graças a Deus ela veio quando eu tinha 20. Se fosse aos 16, teria sido horrível (…) Eu queria limpar meu próprio banheiro, lavar minhas roupas… Viver uma vida normal.”

Nelly em um show recente em Portugal, marcando seu comeback pro pop — Foto: Reprodução/Internet

Decidida a cuidar da própria saúde mental e a passar mais tempo com sua filha, Nelly saiu dos holofotes. Ela compartilhou que sente orgulho do que fez e que, após o sucesso de Loose, os desentendimentos com seu parceiro, Timbaland, começaram.

“Com o tempo, eu percebi o quanto Loose era especial para muitas pessoas. É muito bom sentir orgulho do que eu fiz e poder criar coisas novas. É até engraçado, mas foi quando Loose passou que nós [ela e Timbaland] começamos a brigar. Ele achou que eu estava sendo ingrata e nós começamos a brigar por questões legais que não concordávamos e aí começou a deteriorar a amizade. Hoje somos amigos e eu ainda acredito que vamos fazer música juntos.”

Recentemente, no dia 24 de maio, Nelly foi convidada do consagrado palco do Tiny Desk, onde, em um show de 21 minutos, relembrou seus maiores hits. A performance é uma oportunidade para aqueles que ainda não conhecem o trabalho de Nelly Furtado ficarem por dentro dos sucessos que fizeram sua história.