Em clima de comemorações, a Orquestra Experimental do Instituto Boa Vista de Música toca nesta sexta-feira, 12, um concerto dedicado aos pais. O evento ocorre a partir das 20h no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), da Universidade Federal de Roraima, e vai contar com um repertório dos períodos clássico e romântico da música ocidental. A entrada é gratuita.
A orquestra é composta por cerca de 30 músicos, entre profissionais e aprendizes. O projeto se iniciou em novembro de 2015, tem como meta a difusão da música erudita nos espaços públicos em Boa Vista, além de inspirar o maior número de pessoas possível para ingressarem no campo da música.
No concerto desta sexta-feira, vão estar no repertório obras como Concerto para Trompa – 1º movimento, de Wolfgang A. Mozart; Concerto para Fagote – 1º e 2º movimentos, de Antonio Vivaldi; Radevsky March para orquestra, de Johannes Straus e Dança Húngara, de Johannes Brahms, um total de 10 peças que serão tocadas pelo grupo.
“Nossa proposta é a de mostrar não somente aos pais, mas a todas as famílias, um pouco da música erudita, aquilo que foi intenso durante os períodos clássico e romântico na linha do tempo da música ocidental. Temos desempenhado esse trabalho em diversos locais da cidade, difundindo bastante a música”, explicou Beany Carreira, maestro da orquestra.
O concerto no CAF recebe o apoio da Prefeitura de Boa Vista e da Universidade Federal de Roraima, por meio da Fundação Ajuri. O Instituto Boa Vista de Música (IBVM) é uma instituição que promove a difusão da música como arte por meio de diversos projetos sociais que atendem crianças, jovens e adultos.