Entretenimento

Passeio Ciclístico promove harmonia no trânsito e fim do sedentarismo

Com o intuito de incentivar a prática de atividades físicas e levar mais conhecimento sobre o uso da bicicleta à população, o Sest/Senat realiza, no dia 4 de outubro, a 1ª edição do Pedalando – Passeio Ciclístico. A concentração dos participantes será a partir das 16h, na Praça Fábio Paracat, no complexo Ayrton Senna. O evento acontece em 25 cidades das cinco regiões do País.

A atividade acontece com o objetivo de proporcionar um momento de lazer e, ao mesmo tempo, lutar contra o sedentarismo. De acordo com a coordenadora de promoção social do Sest/Senat, Rejane Lopes, o objetivo é levar qualidade de vida. Sobretudo, conscientizar tanto pedestres como motoristas e ciclistas para que se torne um convívio harmonioso. “No dia do evento, os ciclistas poderão contar com orientações sobre o uso correto da bicicleta e os equipamentos de proteção exigidos por lei”, completou.

Além disso, é uma maneira de promover a atividade física. Por isso, o uso da bicicleta é uma modalidade bastante enfatizada em todo o Brasil. “É muito importante incentivar esse tipo de exercício aos trabalhadores e comunidade em geral. Estamos vestindo essa camisa”, enfatizou a coordenadora.

Apesar de ser um acontecimento voltado aos trabalhadores do setor de transporte, autônomos ou contratados, aposentados e proprietários de empresas do ramo, o evento é aberto a qualquer pessoa que tenha interesse em participar dele.

CURIOSIDADES – Entre as cidades contempladas com o projeto estão Natal (RN), Florianópolis (SC) e Manaus (AM). Em cada uma delas, inclusive em Boa Vita, o percurso terá, em média, 10 km. Rejane disse que espera que o Pedalando seja um sucesso em Boa Vista. “No local, haverá sorteio de vários brindes, como capacetes, garrafas de água e outros produtos. A curiosidade é que nos demais lugares o evento acontece pela manhã, e aqui, à tarde, por conta da temperatura”, exclamou, referindo-se ao calor escaldante do verão roraimense.

BENEFÍCIOS – Citaremos dois benefícios como exemplo: a) Condicionamento Físico – Trabalha as pernas, coxas, glúteos, além de ser bom para o coração e sistema cardiovascular; b) Melhora a Estética – O aumento da circulação sanguínea e oxigenação melhoram a chegada dos nutrientes à pele. Além disso, libera endorfina, que proporciona uma sensação de bem-estar.

INSCRIÇÕES – Podem ser feitas até o dia 27 de setembro no prórpio Sest/Senat ou pela internet, no site: http://pedalando.sestsenat.org.br. Os inscritos que colaborarem com 1 kg de alimento não perecível, exceto sal, receberão um kit com camiseta, número de peito personalizado e adesivo. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições de caridade.

“Gostaríamos que as pessoas participassem. É um evento grande, a nível nacional. Nós podemos mostrar que nossa cidade também está se adequando a este novo modelo de vida”, encerrou, deixando o convite à sociedade.

SERVIÇO
1º Pedalando – Passeio Ciclístico
Local de início: Praça Fábio Paracat
Data: Domingo (4 de outubro)
Horário: A partir das 16h
Inscrições: Na sede do Sest/Senat ou no site da instituição