Entretenimento

Pátio Roraima comemora aniversário com excelentes resultados

Shopping tem apresentado resultados de crescimento acima da média nacional

O setor de shoppings no Brasil tem apresentado um bom desempenho, com índices de alta tanto em fluxo de pessoas quanto em vendas. O destaque é o Pátio Roraima Shopping, localizado na zona Norte de Boa Vista (RR), que registrou crescimento de 32% em vendas totais e 17% no fluxo de visitantes até o momento, em comparação com o mesmo período de 2017. No dia 26 de novembro, o shopping completou quatro anos em Roraima e comemorou com esses resultados: mais de 33 mil de Área Bruta Locável (ABL) inaugurada, 11 novas operações abertas apenas este ano, seis ainda para inaugurar até dezembro, e aproximadamente de R$ 247 milhões em vendas totais.

De janeiro até novembro, passaram pelo shopping mais de 3,3 milhões de pessoas, o que representa um crescimento de 17% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Quanto às vendas, de janeiro até agora, o crescimento foi de 32%, número superior ao registrado durante todo o ano de 2017. Um resultado bastante acima da média nacional.

De janeiro a novembro passaram mais de 3,3 milhões de pessoas pelo shopping (Foto:Divulgação)

No acumulado do ano até agosto, segundo os dados mais recentes da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os shoppings brasileiros venderam 3,8% mais que nos oito primeiros meses de 2017. No caso do Pátio Roraima, o aumento foi de 32%, mostrando o grande crescimento ocorrido nesse período. De acordo com Glauco Humai, presidente da Abrasce, o setor tem acumulado um ótimo crescimento anual, o que deixa o setor otimista e confiante em fechar o ano dentro do previsto, com projeção de 6% de alta, levando em consideração o Black Friday e a aproximação do Natal.

Segundo Fabiano Guerra, superintendente do Pátio Roraima, o Black Friday 2018 do shopping foi responsável por um público recorde na história do empreendimento. Ao todo, mais de 31 mil pessoas passaram pelo local apenas na sexta-feira (23) durante a mega liquidação do varejo. Para alavancar ainda mais as vendas, o shopping promoveu o “Black Weekend”, que começou na madrugada de sexta-feira e encerrou às 23h de domingo (25). Durante os três dias, cerca de 70 mil pessoas passaram pelo shopping.

Vários lojistas comemoraram os melhores resultados de vendas históricas em  Boa Vista no dia do Black Friday. A Bemol, uma das maiores redes varejistas da Amazônia Ocidental, registrou aumento de 110% em vendas totais, em comparação com o mesmo período de 2017. Já a loja Studio Z do Pátio Roraima foi dentre todas da rede de 87 lojas espalhadas pelo Brasil, a operação campeã em receita de vendas. Riachuelo obteve um crescimento de vendas de 59% comparado com 2017 e essas foram as maiores já registradas em solo roraimense em um único dia.

“Nossos resultados de crescimento mostram claramente o caminho de maturação e consolidação do shopping. Tivemos nesse período de Black Friday os melhores números de nossa história e nossa expectativa é que o Natal baterá todos eles. E para 2019 esperamos resultados ainda superiores mantendo um crescimento acima da média nacional”, enfatizou o superintendente.

Black Friday 2018 foi responsável por público recorde na história do empreendimento (Foto: Divulgação)

Novas operações serão inauguradas ainda em 2018

Administrado pela Saphyr, o Pátio Roraima fechou 11 contratos em um intervalo curto de tempo só no segundo semestre. Todos para serem inaugurados até o final de 2018, possibilitando aumento no mix de compras para o Natal. As primeiras operações a abrirem suas portas foram as lojas locais V8 Jeans e a Confetti, Festas e Eventos. Em seguida, foi a vez da R&R Barber Shop, uma barbearia com mais de quatro anos de experiência, que atuava na Venezuela, um banco Bradesco Expresso, a ótica Rei dos Óculos e também um quiosque de joias, Império Ametista.

As demais operações seguem em obras, mas todas previstas para abrirem antes do Natal. As novas lojas são de segmentos variados: Homem Street, Piticas e KSL Store (vestuário), Bemol Farma (farmácia), Shop do Pé (calçados), Depile-Se/ BeautB (estética) e a primeira Parmeggio (alimentação) do Estado.

Uma das novidades é a Bemol Farma, que atualmente possui oito lojas espalhadas por Manaus (AM). A intenção do empreendimento é gerar nove empregos com a inauguração. Para Janaína Moreira, gestora de Marketing da Bemol Farma, a empresa possui vários diferenciais em relação a outras farmácias, como o fato de possuir um aplicativo próprio, crediário e parcelamento, crédito pré-aprovado, além de um consultório farmacêutico com alguns serviços gratuitos.

Há 30 anos no mercado, outra novidade a ser inaugurada no Pátio Roraima é a franquia Shop do Pé, que possui semelhanças com a Bemol Farma: ambas são naturais do Amazonas e estão abrindo sua primeira loja fora do Estado. Segundo Bruno Schneider, gerente de Operações, a loja do Pátio será a primeira do grupo a funcionar no modelo autosserviço.

“Acreditamos e apostamos nesse novo conceito de atendimento e é importante ressaltar que a mudança de modal tem o intuito de atender com mais conforto o nosso cliente. A loja é bem maior do que as nossas do Amazonas. Desta forma, podemos expor com facilidade a enorme quantidade de produtos que temos disponíveis. Apostamos no Pátio Roraima por acreditar que é o local ideal para dar esse grande passo. Era exatamente o que estávamos procurando, visto que o shopping tem atraído muitos clientes”, destacou Schneider.

As expectativas para o final de 2018 são as melhores, conforme apontou o superintendente do Pátio Roraima, Fabiano Guerra: “Nosso crescimento esse ano tem sido excepcional, tanto em vendas totais, quanto em fluxo de pessoas. Esperamos com as novas inaugurações fortalecer ainda mais o empreendimento e entregar o melhor Natal de nossa história, além de manter esse mesmo ritmo de crescimento para 2019. Para o próximo ano, nossa meta é fechar no mínimo 20 novos contratos”, disse.

CONFIANÇA DO COMÉRCIO – Outro ponto positivo para o varejo é o aumento da confiança do comércio. De setembro para outubro deste ano, o Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 3,8 pontos na passagem, atingindo 92,5 pontos, o maior patamar desde maio, quando estava em 92,6 pontos, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).