A importância de ações sociais na contenção de violência em Boa Vista foi o assunto do último episódio do Podcast Coffee Pub, exibido ontem (16). O convidado e especialista na realidade boavistense foi o gerente do Projeto Crescer, Douglas Rafael.
O Projeto surgiu em 2001 mediante os impactos da violência na capital, que tinha cerca de 35 gangues urbanas. Conhecidas pela prática de atos violentos, disputas territoriais e envolvimento com o tráfico de drogas, as “galeras” eram integradas por jovens, a maioria moradores de regiões de alta vulnerabilidade social.
Como forma de tirar os jovens desse contexto, a ação social oferece conhecimento prático com a realização de nove oficinas aos 242 adolescentes inseridos. Douglas explica que a primeira fase de inserção no projeto, que dura dois meses, é a convivência com os colegas, depois passam para as aulas laborais de marcenaria, produtos serigráficos, compostagem, trânsito, panificação, corte costura e artesanato, esporte cultura e lazer.
“O Projeto Crescer inclui todos, meninos, meninas, trans, homossexuais, pessoas que participam e necessitam de atenção, e necessitam de fato conhecer o que é um ofício. Temos alunos que saíram do projeto e empreenderam seu próprio negócio. O projeto é isso: fazer com que eles percebam que essas práticas profissionais proporcionam um futuro digno”, ressalta o gerente.
Douglas fala de muitos outros detalhes do projeto, incluindo como e onde participar. Durante o episódio também há várias participações pelo chat, até daqueles que já foram voluntários no Projeto Crescer. Para saber mais, confira o episódio!