O primeiro Espetáculo de Circo adaptado para surdos e cegos em Roraima será realizado de forma gratuita nesta sexta-feira, 25, no Teatro Municipal de Boa Vista. As apresentações serão feitas pelo coletivo Circo das Cores e contará com estação sensorial e uma roda de conversa sobre a inclusão social por meio das artes. O evento acontece a partir das 17h30, na sala Teatro Escola.
Dividido em três partes, o espetáculo contará com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e com adaptação para a áudiodescrição, que é realizado pela primeira vez no estado. Antes do espetáculo, a plateia poderá tocar nos elementos utilizados nas apresentações, para se familiarizar e entender como vai funcionar cada um. Após o show, também ocorrerá uma roda de conversas sobre os desafios da montagem de um show de palhaços inclusivo.
A produtora do coletivo Circo das Cores, Natacha Perruchi, explica que a iniciativa do projeto surgiu a partir de conversas com Pessoas com Deficiência (PCD) e a elaboração de um espetáculo com tradução em Libras. Natacha relata que a intenção foi ampliar o alcance também para pessoas cegas, através da audiodescrição.
“Esse espetáculo já estava pronto, mas fizemos ainda mais pesquisas para agregar a questão da audiodescrição. Os desafios foram muitos, a gente percebeu, no momento da audiodescrição, a necessidade de simplicar mais as cenas. Mas nós estamos ansiosos para entregar esse projeto, pois teve muita pesquisa e trabalho envolvido e tudo isso para tornar mais comum que essas pessoas [com deficiência] estejam presentes nas plateias”, enfatizou Natacha.
Confira a programação gratuita
17h30: Abertura da Estação Sensorial
19h: Início do Espetáculo
20h: Roda de Conversa