MUNDO POP

'Profecia' de Lana del Rey poderia estar se concretizando com caso de Diddy?

Em post de 2020, Lana mencionou sete artistas, das quais seis se envolveram em polêmicas, na ordem em que foram citadas. Sétima seria Beyoncé.

Em carta, chamada de "Question for the culture", Lana del Rey critica outras artistas pela maneira com que vendem música — Foto: Reprodução/Internet
Em carta, chamada de "Question for the culture", Lana del Rey critica outras artistas pela maneira com que vendem música — Foto: Reprodução/Internet

Em 2020, Lana Del Rey gerou grande repercussão nas redes sociais ao publicar no Instagram um post intitulado Question for the Culture, onde defendia suas músicas de críticas que alegavam que suas letras “glamorizavam o abuso”. Lana afirmava que as cantoras estavam alcançando sucesso com músicas sobre temas considerados superficiais, enquanto ela enfrentava críticas por suas letras introspectivas.

A postagem, posteriormente deletada, provocou uma onda de reações devido ao seu conteúdo polêmico. Lana questionava as críticas dirigidas a ela, mencionando sete artistas que, em sua opinião, alcançaram o topo das paradas com músicas sobre “ser sexy, usar pouca roupa e trair”.

Leia a tradução abaixo da imagem:

Pergunta para a cultura:

Agora que Doja Cat, Ariana, Camila, Cardi B, Kehlani e Nicki Minaj e Beyoncé tiveram músicas no topo das paradas falando sobre ser sexy, usar pouca roupa, transar, trair etc. – eu posso, por favor, voltar a cantar sobre ser encarnada, sentir-se bonita por estar apaixonada, mesmo que o relacionamento não seja perfeito, ou dançar por dinheiro – ou o que eu quiser – sem ser crucificada ou dizerem que estou glamorizando o abuso??????

Estou farta de escritoras femininas e cantoras alternativas dizendo que eu glamorizo o abuso quando, na realidade, sou apenas uma pessoa glamourosa cantando sobre as realidades do que todos nós agora vemos como relacionamentos emocionalmente abusivos que são muito prevalentes em todo o mundo.

Com todos os tópicos que as mulheres finalmente podem explorar, eu só quero dizer que, nos últimos dez anos, acho patético que minha pequena exploração lírica detalhando meus às vezes papéis submissos ou passivos em meus relacionamentos tenha feito com que as pessoas dissessem que eu atrasei as mulheres em centenas de anos.

Deixe-me deixar isso claro, eu não sou não feminista – mas tem que haver um lugar no feminismo para mulheres que se parecem e agem como eu – o tipo de mulher que diz não, mas homens ouvem sim – o tipo de mulheres que são severamente criticadas por serem suas autênticas e delicadas versões de si mesmas, o tipo de mulheres que têm suas próprias histórias e vozes arrancadas delas por mulheres mais fortes ou por homens que odeiam mulheres.

Eu fui honesta e otimista sobre os relacionamentos desafiadores que tive.

Notícia de última hora! Isso é exatamente como é para muitas mulheres.
E essa foi infelizmente a minha experiência até o momento em que esses discos foram feitos. Então eu só quero dizer que foram 10 longos anos de críticas falsas até recentemente, e eu aprendi muito com elas.

Mas também sinto que realmente abriu caminho para outras mulheres pararem de “colocar um sorriso no rosto” e simplesmente serem capazes de dizer o que diabos quiserem em suas músicas – diferente da minha experiência, onde, se eu expressasse uma nota de tristeza nos meus dois primeiros discos, eu era considerada literalmente histérica como se estivéssemos nos anos 1920.

De qualquer forma, nada disso tem muito a ver com nada, mas…

As artistas nomeadas foram Doja Cat, Ariana Grande, Camila Cabello, Cardi B, Kehlani, Nicki Minaj e Beyoncé. A publicação gerou indignação de alguns internautas, que acusaram Lana de atacar mulheres negras e reforçar ideias misóginas. Contudo, o que mais chama atenção atualmente é o fato de seis (e estamos próximos de chegar na 7ª) das sete artistas citadas por Lana Del Rey terem se envolvido em controvérsias, quase na mesma ordem em que foram mencionadas. Agora vamos às polêmicas:

Doja Cat perde 500 mil seguidores

A série de controvérsias parece ter começado em 8 de junho de 2023, quando fotos de Doja Cat em férias com seu namorado, J.Cyrus, se tornaram públicas.

Doja Cat e seu namorado, J. Cyrus, durante férias em 2023 — Foto: Reprodução/Internet

Pouco depois, começaram a surgir críticas ao relacionamento, com fãs de Doja acusando J.Cyrus de “manipular e abusar emocionalmente” membros de sua equipe no Twitch, segundo uma matéria da Rolling Stone.

Reprodução/Internet

Comentário do fã: “Eu quero ouvir você dizer (eu amo vocês)
Como de costume, você diz isso para seus fãs.”

Resposta de Doja Cat: “Mas eu não [amo] porque eu nem conheço vocês.”

Além das alegações contra o namorado, Doja Cat perdeu mais de 500 mil seguidores após responder de maneira agressiva a contas de fãs nas redes sociais.

Ariana Grande, suposta “destruidora de lares”

Um mês depois, em 17 de julho, Ariana Grande também se viu envolvida em um turbilhão de notícias. A cantora estava se divorciando de Dalton Gomez, e, poucos dias após o anúncio, surgiram rumores confirmados de seu relacionamento com Ethan Slater, colega de elenco do filme Wicked.

Ariana Grande e o ator, Ethan Slater, durante evento esportivo — Foto: Reprodução/US Weekly

A esposa de Slater, Lilly Jay (no canto superior da foto), se pronunciou sobre o envolvimento de Ariana, dizendo ao portal Page Six que “[Ariana] não é uma mulher que apoia outras mulheres” e que “minha família é apenas dano colateral”. A declaração de Lilly intensificou o debate nas redes sociais sobre o comportamento de Ariana, que foi taxada como “destruidora de lares”.

Camila Cabello quer ser Ariana…

Fãs estariam dizendo que Camilla estaria usando a mesma cartilha que Ariana Grande, ao supostamente se envolver com Rauw enquanto ele estava com Rosalía — Reprodução/Perez Hilton.

Em 28 de julho de 2023, a Pop Crave reportou que Camila Cabello estaria envolvida romanticamente com Rauw Alejandro, ex-noivo de Rosalía, após os dois serem vistos em eventos juntos.

A especulação veio poucos dias depois da notícia do término do relacionamento de Rosalía e Rauw, que durou três anos. Apesar de uma fonte negar o boato e afirmar que os rumores eram “100% falsos”, conforme reportado pela People, a internet se encheu de comentários críticos, levantando questionamentos sobre a vida pessoal de Camila.

Tradução livre:

“Camila está pegando uma página do livro de estratégias da Ariana, estou chorando.”

Cardi B e os microfones voadores

Cardi B arremessa microfone em fã que havia jogado uma bebida nela — Foto: Reprodução/Internet

No final de julho, Cardi B protagonizou um incidente durante uma apresentação em Las Vegas. No dia 29, a rapper foi gravada arremessando um microfone em direção a um fã que havia jogado uma bebida nela enquanto ela se apresentava no palco.

Na semana seguinte, Cardi volta a arremessar microfone. Dessa vez em DJ — Fotos: Reprodução/Internet

Poucos dias depois, Cardi B foi vista jogando um segundo microfone, dessa vez direcionado ao DJ da performance. Os vídeos rapidamente se tornaram virais, gerando buzz sobre o comportamento da diva em relação ao público.

Kehlani envolvida em culto

Javaughn Young-White afirmou que cantora participaria de um culto que exigia que ela proibisse ele de ver a filha — Foto: Reprodução/Page Six

A quinta artista da lista, Kehlani, também enfrentou polêmicas. O ex-parceiro da cantora, Javaughn Young-White, entrou com um pedido de custódia da filha de cinco anos que o casal teve. Nos documentos legais obtidos pela revista People, Young-White alegou que Kehlani estaria “envolvida em um culto” há alguns anos, o que teria impacto sobre sua capacidade parental.

Ele também afirmou que o líder do suposto culto controlava a cantora e chegou a proibir o pai de ver a filha. A controvérsia aumentou nas redes sociais, com muitos especulando sobre as acusações e o comportamento de Kehlani.

Nicki Minaj, seu marido condenado e o pé da Megan Thee Stallion

Nicki Minaj é criticada por relembrar, em rimas, do caso envolven Megan Thee Stallion e Tory Lanez — Reprodução/GlamourUK

A sexta artista mencionada por Lana Del Rey, Nicki Minaj, se envolveu em uma polêmica relacionada à sua rivalidade com Megan Thee Stallion. Após o lançamento da música Hiss, que mencionava uma lei norte-americana que faz com que homens condenados por agressão sexual se apresentem à Justiça caso decidam mudar de estado.

Nicki, cujo marido tem uma condenação por tentativa de estupro contra uma adolescente, fez uma série de postagens nas redes sociais chamando a colega de ‘flopada e mentirosa’, alegando que ela havia feito uma indireta sobre ela e seu marido, Kenneth Petty, condenado por crime sexual.

Minaj também lançou uma música onde aparentemente provoca Megan. Ela mostrou o trecho de uma nova música para os seguidores, em que parece alfinetar .

“Ela tem 1,80, eu chamo ela de pé grande. A v*dia caiu, eu disse para levantar com o pé bom”

O trecho foi considerado uma indireta ao caso em que Megan foi vítima de um disparo causadopor Tory Lanez, que foi condenado a 10 anos, em 2020.

No X, Nicki também postou uma foto do próprio pé, sem escrever nada. A rapper ainda curtiu mais de 100 tuítes, alguns com comentários maldosos sobre a colega de profissão — incluindo o incidente de Megan e Tory.

Além disso, Nicki Minaj foi presa em maio no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, no início de sua turnê europeia, após ser flagrada pelas autoridades com “vários cigarros de maconha” em sua bagagem. Ela foi multada e liberada posteriormente.

Beyoncé, Jay Z e o caso Diddy

Diddy, Beyoncé e Jay-Z em evento — Foto: GettyImages

Beyoncé e Jay-Z, outro casal influente no cenário musical, também têm sido mencionados nas conversas online. Jay-Z mantém uma longa parceria com Diddy, tanto em negócios quanto na música.

Embora nenhuma acusação formal tenha sido feita contra o casal, a proximidade deles com Diddy tem levantado especulações sobre o que poderiam saber a respeito das festas e eventos privados organizados pelo rapper ao longo dos anos.

“Será que figuras tão poderosas na indústria não estariam cientes das ações de alguém tão próximo?”, questionam alguns usuários nas redes sociais.

Além disso, é possível notar a ausência de Beyoncé e Jay-Z em eventos recentes, assim como a falta de divulgação da era Cowboy Carter. Estariam eles evitando polêmicas para proteger suas imagens?

Apesar das especulações, até o momento, não há qualquer indício concreto de envolvimento direto de Beyoncé ou Jay-Z, mas a ideia de que seu marido poderia estar envolvido em algo tão sério quanto tráfico sexual ou abuso de poder afetaria diretamente a maneira como o público enxerga a artista, levando-a a um cancelamento. Ou será que Beyoncé é incancelável?

Enquanto nada é confirmado, aguardamos e especulamos sobre o mundo da música e Hollywood.

Leia a Folha Impressa de hoje