Com o objetivo de proporcionar a integração entre educadores da Educação Básica e estudantes de Roraima no ensino da arte. O projeto Polo Arte na Escola da Universidade Federal de Roraima tem como papel debater as perspectivas e avanços no ensino e na pesquisa do fazer artístico em sala de aula.
Professores do programa foram convidados para participar do XXVII Encontro Nacional da Rede Arte na Escola. O evento ocorrerá na Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha, no Espírito Santo, no período de 24 a 28 de abril.
Segundo Pétira Maria, uma das coordenadoras do Pólo, o Encontro viabilizará a troca de experiências entre os professores do programa e os demais docentes da área de artes.
“O evento é de fundamental importância para nós da UFRR, porque além de ser um evento nacional, cada Pólo pode ter conhecimento da realidade de cada estado. Durante o Encontro, nós trabalhamos a didática, a metodologia, trocamos experiências. Enfim, voltamos com um outro olhar, com novas ideias para a melhoria do ensino de artes e também com mais informação para repassar aos alunos do curso de formação em artes”, destacou.
Este ano, o tema do Encontro é “Pesquisa com recorte na didática da arte” e contará com palestras, oficinas, exibições de filmes e exposições de artes. Poderão participar do evento professores, artistas e profissionais da educação.
Para fazer parte do programa, é preciso se inscrever por meio de um edital que oferece 45 vagas de alunos do Pólo Arte/UFRR-2015, sendo 30 vagas destinadas a professores das redes municipal e estadual de ensino, que trabalhem com o ensino de Artes, e 15 vagas destinadas a aqueles que estão interessados em ingressar na docência em Artes.
De acordo com a coordenadora do Pólo, a professora Pétira Maria, o edital é publicado a cada ano, mas é possível participar das aulas também como ouvintes.
Segundo ela, no pólo são desenvolvidas atividades teóricas e práticas de formação continuada sobre metodologias de ensino para professores de arte da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Ela explica que a iniciativa é gratuita e tem o objetivo de incentivar a formação acadêmica, fortalecer a docência na área de artes e acompanhar os projetos artísticos. Quem tiver interesse em fazer a capacitação, deve estar disponível à noite e não ter participado mais de duas vezes dos projetos do Pólo Arte. Caso o candidato já seja professor, terá de comprovar a atuação no ensino.
“O Pólo arte na escola em Roraima tem o intuito de subsidiar e apoiar atividades do professor de Arte em vários programas, como: videoteca Arte na Escola com acervo especializado em Artes Visuais e Prêmio Arte na Escola Cidadã, para reconhecimento de projetos educativos de qualidade no ensino da Arte”, explicou.
Segundo a coordenadora, são criados grupos de estudo e pesquisa; projetos; publicações; participação em encontro regionais e nacional sempre envolvendo atividades ligadas ao teatro, música, artes plásticas e outros métodos de ensino ligados aos afazeres artísticos.
“O objetivo é estimular novos artistas, o contato com a cultura desde sala de aula, e fazer com que as aulas sejam uma novidade estimulante para os estudantes”, explicou.
O Pólo tem sede no bloco IV da Universidade Federal de Roraima, e atualmente fazem parte da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão da Universidade Federal de Roraima.