As questões ambientais ganharam força nas últimas décadas, e é papel das escolas levar esses temas relevantes para a sala de aula. Com essa ideia, alunos e professores da Escola Estadual Antônio Carlos Natalino criaram o projeto Sociologia & Meio Ambiente.
A proposta é oferecer aos estudantes bases teóricas e práticas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes com a preservação do meio ambiente e torná-los aptos a tomarem decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
Uma aula prática será realizada nesse sábado (25), às 16 horas, na praça do Mirandinha. Participarão todos os alunos das 2ª séries do ensino médio da Escola Estadual Antônio Carlos Natalino e uma equipe do Núcleo do Meio Ambiente da CAER.
“O objetivo do projeto é oferecer aos alunos as bases teóricas e práticas a partir das quais seja possível pensar a “problemática ambiental” e a relação sociedade e meio ambiente, valendo-se dos avanços obtidos pela sociologia. Portanto, será trabalhada a relação sociedade e natureza. A educação ambiental é de fundamental importância para toda a sociedade, pois apresenta concepções e propostas a serem adotadas na resolução da crise ambiental, que estão diretamente ligadas a interesses políticos, econômicos e sociais relacionados à disciplina de sociologia”, explicou a professora Maria Cristina de Mello.
Segundo ela, a ideia é levar os alunos para uma aula prática depois do estudo teórico, fazendo com que eles compreendam os aspectos sociais dos conflitos ambientais que surgem na nossa sociedade.
“Também irão identificar que a relação do ser humano com o meio ambiente varia de acordo com o momento histórico e o ambiente cultural. Os alunos terão que reconhecer a importância da relação
Durante a ação, os alunos das 4 turmas do 2º ano confeccionarão placas que serão distribuídas na praça, que fazem um alerta à poluição ambiental, poluição sonora, lei ambiental e a cadeia alimentar. “Os alunos, além de distribuírem as placas na praça, também estarão informando e alertando as pessoas que estiverem no local sobre informações pertinentes aos cuidados que os cidadãos deverão ter em relação ao meio ambiente”, relatou. Por fim, os alunos deverão avaliar iniciativas globais e nacionais para agirem sobre problemas socioambientais para, assim, promoverem a justiça ambiental.