Entretenimento

Pular o café da manhã atrapalha a boa nutrição das crianças

Meninos e meninas que ignoram o café da manhã têm maior risco de não alcançar as doses diárias recomendadas de substâncias cruciais ao seu desenvolvimento, como ferro, cálcio, iodo e ácido fólico. É o que aponta um trabalho conduzido no King’s College London, na Inglaterra, com 1.686 crianças – 802 tinham entre 4 e 10 anos e 884, de 11 a 18 anos.

Os dados permitiram que os cientistas concluíssem que, entre aqueles que pularam a primeira refeição do dia, 31,5% não atingiram a ingestão mínima de ferro, por exemplo. Como comparação, esse número ficou ao redor de 4,4% entre quem tinha o costume de comer pela manhã. Esse nutriente é aclamado sobretudo por evitar a ocorrência de anemia entre os pequenos.

Com o cálcio a história seguiu a mesma linha. Ou seja, 19% dos que ignoraram o desjejum não garantiram a quantidade ideal do mineral aliado dos ossos, algo que ocorreu só entre 2,9% das crianças do grupo que forrava a barriga antes de sair de casa.

O ácido fólico, por sua vez, não faltou no dia a dia de quem investiu no café matinal. Mas 7,3% dos que pularam esse momento à mesa não chegaram à dose mínima diária do nutriente, considerado importante para a composição do material genético.

Em comunicado no site da instituição, uma das cientistas comentou que tais resultados evidenciam que o café da manhã é uma refeição chave. Portanto, os pais deveriam valorizá-la para assegurarem que seus filhos estão absorvendo os nutrientes de que tanto precisam.

O café da manhã ideal para as crianças

Em muitas ocasiões, por falta de tempo, a pressa e os atrasos, algumas famílias dispensam de dar o café da manhã aos seus filhos em casa. São obrigados, pelas circunstâncias, a levarem seus filhos mais cedo ao colégio deixando que tomem o café por ali. Essa é uma boa saída desde que os pais conheçam o que é que tomam seus filhos no café da manhã. Na maioria das escolas, o menu é controlado por nutricionistas, o que significa que se pode confiar neste serviço.

Os pais que têm mais tempo, em casa, o café da manhã ideal e adequado é o que seja variado em alimentos que tenham nutrientes necessários:

– Lácteos: leite, iogurte e/ou queijo

– Cereais: bolachas, pão, flocos de aveia, milho, etc.

– Gorduras: azeite de oliva, manteiga ou margarina

– Frutas ou sucos

– Outros: geleia, algum tipo de presunto, mel, etc.

Quando o café da manhã contém pelo menos 3 alimentos dos citados acima, com toda segurança, contribuirá para que as crianças tenham mais energia e mais força para desenvolver as atividades que lhes exijam. Tudo é uma questão de hábito. Se desde cedo as crianças são acostumadas a tomar um bom café da manhã, seu organismo se habituará e exigirá um bom desjejum todos os dias, e eles se sentirão satisfeitos. E a família estará prevenindo o que hoje é uma preocupação mundial dos especialistas em alimentação: a obesidade infantil.

Fonte: Minha vida/Guia infantil