Uma das quadrilhas mais tradicionais do estado, a Eita Junino, se apresenta hoje (22) no tablado do Arraial Boa Vista Junina. Neste ano, a quadrilha faz uma homenagem à arte roraimense, enfatizando a Música. A quadrilha é a atual campeã do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, e esse ano a proposta é ser bicampeã consecutiva.
A apresentação conta com 54 casais, além do noivo e da noiva que fazem um dos personagens principais nas quadrilhas. Os ensaios começaram em janeiro e foram realizados na quadra da Escola Municipal Maria Teresa. Segundo Elyzarda Byanca, presidente da Eita Junino, os temas são escolhidos de acordo com os membros.
“As coreografias possuem surpresas para cada apresentação. Será um grande espetáculo, as músicas são baseadas na cultura, história, e artes que se baseiam em Roraima, principalmente a musicalidade do estado. Com esse tema, o grupo homenageia características muito fortes da cultura roraimense, que são o Monte Roraima, a Literatura local, as tribos indígenas e os artistas do movimento Roraimeira. A dedicação do grupo faz com que os integrantes se tornem uma grande família”, relatou.
A quadrilha que completa 18 anos possui um grande acervo de medalhas e troféus, entre eles, Campeã do Concurso municipal (quatro vezes) e Campeã do concurso estadual (três vezes) além do título de melhor quadrilha junina do Brasil em 2015 e 2009. A quadrilha roraimense disputou com cerca de 20 grupos das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste.
“É a melhor sensação do mundo, representar todo o movimento quadrilheiro do estado e trazer para casa o título de campeã. Nós competimos com as melhores quadrilhas do Brasil, que possuem história, dedicadas a essa arte. E a Eita respeita muito isso, nos sentimos lisonjeados. Além de trocar idéias, dividir informações e encontrar outras pessoas que são apaixonadas pelo movimento”, relata Byanca.
Ação social
Uma das formas de comemorar o campeonato nacional foi realizando diversas ações sociais, desde a doação de cabelos para Institutos de Câncer, até a limpeza dos rios e margens de Boa Vista. “A Eita é mais do que uma quadrilha, nos consideramos uma família, uma escola. Para comemorar o título, 18 dançarinas cumpriram a promessa de doar o cabelo. Além disso, também realizamos um mutirão de combate à poluição nos rios, passamos o dia recolhendo o lixo. Sabemos que temos uma importância de caráter social, e isso que queremos passar para os nossos brincantes, essa responsabilidade”, finalizou. Para acompanhar as novidades da quadrilha, é só acessar Quadrilha Eita Junino no Facebook.
Arraial Boa Vista Junina
Data: 22 de junho
Local: Praça Fábio Paracat