Entretenimento

Quadrilha mostra ‘O Cangaço dos meus sonhos’ em Brasília

A Eita Junino é a atual vencedora do Arraial Macuxi e vice-campeã do Boa Vista Junina

Uma das quadrilhas mais tradicionais do Estado, a Eita Junina irá representar Roraima no Concurso Brasileiro de Quadrilhas, que será realizado nesse domingo (09), em Brasília. A apresentação será uma homenagem a Lampião com o tema “O cangaço dos meus sonhos”. Ao todo, 120 pessoas, entre brincantes e membros da diretoria, irão participar do evento.

A quadrilha foi fundada há 17 anos e é a atual vencedora do Arraial Macuxi e vice-campeã do Boa Vista Junina. Ao todo, o grupo possui três títulos estaduais. Para abordar a história do rei do cangaço, o grupo fez uma viagem a Serra Talhada, em Pernambuco, cidade em que Lampião nasceu.  A pesquisa se transformou no enredo vencedor desse ano.

Segundo a presidente da Eita Junino, Lyzarb Bianca, a dedicação faz com que os integrantes se considerem uma grande família e por isso obtêm bons resultados nas competições.

“O concurso brasileiro tem um grande significado para nós. Iremos dar o nosso melhor e trazer o prêmio para o nosso Estado. A apresentação será a mesma que realizamos em Roraima e resultou no campeonato estadual”, explicou.

Concurso Brasileiros de Quadrilhas

Mais de três mil pessoas de quadrilhas de outros estados brasileiros irão participar. As categorias avaliadas são: animação, coreografia, figurino, harmonia e marcador. As quadrilhas são avaliadas por uma comissão julgadora composta de membros ligados ao segmento cultural, selecionados mediante regulamento do concurso.

O evento é realizado pela Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos do Brasil com o objetivo valorizar e incentivar a manifestação cultural característica dos festejos juninos. O evento será realizado nos dias 07, 08 e 09 de agosto, em Brasília. A quadrilha campeã receberá, além do título nacional, um carro zero km.

“É uma grande dedicação, desde as vestimentas até as coreografias. A expectativa é vencer, contribuir com a cultura de Roraima e passar que a cultura junina em Boa Vista é forte e nossa forma de fazer quadrilha é inovadora”, finalizou Lyzarb.