Na Folha do Empreendedor de hoje você vai conhecer a trajetória da família do empresário Pablo Rodrigo Matos de Melo, um jovem empreendedor que, em parceria com a mãe e irmãos, tocam um negócio que é a grande paixão da família. Para eles, a pousada criada há seis anos é mais que um simples negócio para receber hóspedes, e a considera a extensão da própria casa. E é nesse espírito bem familiar e em um ambiente aprazível que eles recebem cerca de 50 hospedes a cada final de semana, visitantes que muitas vezes se tornam clientes fieis e amigos.
“Tenho um grande privilégio e o prazer de acordar todo o dia e saber que o meu local de trabalho é um paraíso”. O lugar que o empresário Pablo Rodrigo Matos de Melo se refere é a Vila do Tepequém polo turístico de Roraima e local onde o turista encontra as mais belas paisagens e cachoeiras da região.
A região, que fica no município do Amajarí e por carregar vestígios dos tempos do ciclo do garimpo ela é famosa pelas histórias e lendas contadas por antigos moradores, diante de uma paisagem exuberante formada por montanhas e serras, onde o turista pode contemplar a natureza do alto das serras, características que tornam o lugar singular e especial.
Foi por esse e outros atrativos que a Serra do Tepequém virou refúgio da família do empresário Pablo Melo. A ligação da sua família com o lugar está nas próprias raízes, numa que relação se perpetuou ao longo dos anos. Sua mãe é natural da região, mas pouco ou nada conhecia do lugar onde nasceu.
O “encontro” entre a família Melo com o Tepequém aconteceu em 2007 quando a família escolheu o lugar para comemorar a chegada do ano novo. Deslumbrados com o lugar com belezas tão exóticas e bem particulares, elegeram o local como refúgio da família e recanto particular para confraternizações entre amigos e férias.
“Minha mãe nasceu na Vila Brasil, Amajarí e não conhecia a região, então nos apresentou as suas origens. Em 2007 levou toda a família para conhecer o Tepequém e o lugar onde nasceu”, contou.
Dispostos a pernoitar na Vila, disse que nem a falta de infraestrutura e hospedagem adequada os fizeram desistir da viagem. A família conseguiu improvisar estadia na casa de um morador da Vila, e foi justamente a carência de hotéis e pousadas na região para receber turistas que despertou o interesse da família.
“Nos encantamos pelo lugar e percebemos a necessidade de hospedagem. Na viagem de volta pra casa já estávamos discutindo a viabilidade de abrir uma pousada no Tepequém. Voltamos com essa ideia na cabeça, fizemos o planejamento na viagem mesmo e uma semana depois retornamos à Vila para comprar o terreno. Um mês após, demos início à construção da futura pousada”, recorda.
Sem grandes investimentos, disse que começou a construção da pousada com recursos próprios, uma pequena reserva da poupança, antes destinada à viagem de férias da família.
No projeto inicial começaram construindo uma pequena pousada, conforme os poucos recursos que dispunham. “Construímos cinco apartamentos para seis pessoas e toda a família participou da obra, seja na pintura, auxiliando os pedreiros e se dedicando a cada detalhe da construção”, comentou.
Em oito meses, a obra já estava pronta, o empresário inaugurou no dia 10 de novembro de 2008, aproveitando as festas de comemorações do Festival do Tepequém, a Pousada PSJ-Tepequém, nome escolhido em homenagem aos filhos, Pablo, Saymon e João. O nome da Pousada é as letras iniciais do nome dos filhos.
“Minha mãe falava que construiu a pousada para deixar de herança para os filhos, algo que fosse seu, do seu marido, enfim, da sua família. Em 2007 Deus colocou no coração dessa mulher o sonho: ter uma Pousada no Tepequém!”, revela.
A grande procura levou o empresário a ampliar sua estrutura. Em seis anos, a Pousada recebeu mais nove alojamentos, e hoje conta com 14 apartamentos: cinco quartos para seis pessoas, cinco quartos para quatro pessoas e quatro quartos de casal.
“A cada final de semana o número de hóspedes aumentava e queríamos atender todos os clientes, construímos mais quartos, mas mesmo assim, em alta temporada a reserva tem que ser feita com até 15 dias de antecedência. Já temos reserva para o carnaval e páscoa do próximo ano”, adiantou.
Todos os quartos da Pousada são contemplados com uma vista privilegiada para o platô e possui acesso direto para o riacho do Igarapé Cutia. A Pousada também oferece quatro quiosques, churrasqueira de alvenaria, quartos amplos, climatizados, banheiros com chuveiro elétrico, televisão e armadores de rede nos quartos de casal e nos sêxtuplos. “Muitos dos nossos hóspedes vão para a pousada e não saem do hotel”, afirmou.
Em uma área anexada à Pousada, o hóspede pode também conhecer o projeto de criação de peixes tambaqui e galinhas caipiras que abastecem o restaurante do hotel. O empresário mantém parceria com condutores e guias locais que conduzem os turistas para passeios e trilhas ecológicas.
“Os hóspedes se sentem tão à vontade que criam vínculo de amizade e viram clientes fieis, muitos nos visitam várias vezes em um único mês. Eles gostam do ambiente familiar e do nosso atendimento”, avalia .
A grande ferramenta de mídia para divulgar na internet são as redes sociais e um canal da Pousada PSJ no Tepequém que poderá ver vídeos promocionais da pousada e do Tepequém. “Já recebemos visitantes de outros países como Venezuela, Holanda e Suécia, e de vários outros estados do país”.
Pousada oferece pacotes especiais para grupos, excursões, empresas e réveillon
Nome Completo: Pablo Rodrigo Matos de Melo Estado Civil: Solteiro Idade: 25 anos Filhos: –
Por que investir em Roraima? A Serra do Tepequém é um lugar especial, que tem grande potencial a ser explorado, e a empresa nasceu do desejo da minha mãe em deixar algo para os três filhos, eu, Saymon e João.
Momento Inesquecível: Ter tomado a decisão de investir na Pousada em família, construir o projeto juntos e com apoio e incentivo de todos. Foi um projeto guiado por Deus. O melhor da vida empresarial: É acordar todo o dia e saber que o seu local de trabalho é um paraíso. O que é ser empreendedor? É criar algo útil e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Qual o segredo para fidelizar um cliente? Fazer com que cada hóspede que recebemos se sinta em casa. Que conselho você daria a alguns que queiram montar o seu próprio negócio? Procurar fazer algo que gosta e montar uma equipe de profissionais competentes nas mais diversas funções. Qual o diferencial de sua empresa? Ambiente familiar, aconchegante e agradável, cercado de jardins e outras belezas naturais.
Qual sua próxima meta? Ampliar a Pousada e construir um resort, com quadras, piscinas, restaurante para 120 pessoas com infraestrutura de alto nível.
[email protected]
Entretenimento