Entretenimento

Roraima dispõe de 47 empresas e 177 escritórios individuais

Profissional conta sobre os desafios de administrar seu próprio negócio

Hoje (12) é comemorado o Dia do Empreendedor Contábil, profissional responsável por contribuir diretamente para o desenvolvimento da economia brasileira, por meio da geração de informações confiáveis a toda a sociedade. Roraima dispõe de 47 empresas contábeis e mais de 177 escritórios individuais.

Esses escritórios não são empresas, mas se assemelham, conforme informou o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Roraima (Sescon/RR), José Soares Belido. Somente no Brasil são registradas 78 mil organizações do setor contábil.

Nildo Benassuly, de 34 anos, contador e dono do seu próprio negócio, contou que os desafios da profissão foram muitos. Desde vir a uma cidade onde não conhecia ninguém até abrir sua empresa com poucos recursos.

Há 14 anos, o empreendedor chegava a Boa Vista para trabalhar em uma empresa de contabilidade. Com o passar do tempo, Nildo ia se destacando até que se tornou um dos sócios do escritório.

Sua esposa, Karen Benassuly, se tornou empresária e o incentivou a ter seu próprio empreendimento. Foi quando ele abriu o escritório de contabilidade Benassuly, que conta hoje com o apoio de oito funcionários, mais 50 clientes e uma base consolidada.

“Com 30 anos de idade descobri que meu bisavô seguia a mesma profissão, ele era guarda-livros (nome dado antigamente ao contador), então está no sangue. Passei a amar o que faço e sei que não nasci para trabalhar em órgão público, mas sim para enfrentar um novo desafio todo dia, como acontece no ramo individual”, disse Nildo.

O empresário revelou também que a legislação é um dos grandes desafios enfrentados, pois ela muda constantemente, exigindo atualização, adequação ao sistema, além de cumprimento de prazos da Receita Federal. “Mas hoje quero parabenizar todos os colegas de profissão e dizer que a valorização pode não vir das pessoas, mas ela vem de Deus, pois ele é a fonte de tudo”, concluiu.

Com informações do Sescon-RR.