Quem nunca sonhou em ter a pele bem limpinha, rosada, sem manhas ou oleosidade? Transformar isso em realidade é complicado em um Estado como Roraima, conhecido pelo intenso calor, seja no verão ou no inverno. Então o que deve ser feito para manter a pele saudável mesmo com o sol a todo vapor?
A dermatologista Ana Paula Vitti, ressalta que para ter uma pele bela há vários truques e atitudes, desde os cuidados mais simples até os tratamentos sofisticados. O importante é não exagerar e para isso é recomendável uma visita anual ao dermatologista.
Uma das prioridades é ingerir bastante água, pois mais da metade do corpo não vive sem ela. O líquido precioso é responsável pelo bom funcionamento do organismo circulatório, renal, gastroenterológico e também o dermatológico. Beber água hidrata, formando mais elastina e colágeno para a pele.
A especialista explica ainda o porquê toda vez que é feita a depilação a pele fica sensível e avermelhada. “Isso significa que junto a essa vermelhidão há muitas células antiinflamatórias e outras para recuperar a pele, as quais trazem os melanócitos, responsáveis pela produção da melanina. E melanina mais o sol o resultado é certo: manchas escuras. Então nem pensar em pegar sol depois da depilação”, disse.
Já o uso da maquiagem faz bem. Além do tão conhecido protetor solar, com uma base ligeira ou um pó facial solto, a pele ficará mais protegida do sol. Mas, cada pele exige uma maquiagem adequada ao seu tipo. Para as oleosas deve ser tudo em gel.
Ana Paula conta que o uso de hidratantes é sempre uma polêmica para as pacientes. No entanto, ela afirma que eles também são feitos para peles oleosas e são ideais quando acompanhados de uma boa limpeza, que pode ser feita de manhã e à noite e com o uso de algum tratamento corretor para manchas, acne ou rugas. Em gel ou solução, os tônicos também são hidratantes.
Com os cuidados devidos ou não, a dermatologista lembra que a maior beleza é aquela que você leva no interior. “A tranquilidade, tolerância e compaixão ao ser humano nos fazem pessoas melhores e consequentemente com um bom humor, o que contribui para a saúde da pele”, finalizou.